terça-feira, 8 de junho de 2010

Bolsas da Ásia se recuperam e fecham em alta

Hong Kong (0,6%) Tóquio (0,2%) e Xangai (0,1%) avançam após terem registrado fortes quedas na véspera

Ricardo Criez e Hélio Barboza, da Agência Estado

TÓQUIO - A presença de investidores em busca de ofertas de ocasião fez com que a maioria das bolsas asiáticas fechasse no campo positivo nesta terça-feira, após as fortes quedas registradas na véspera.
Essa foi a reação na Bolsa de Hong Kong, onde os investidores buscaram pechinchas no peso pesado HSBC e no setor imobiliário. O índice Hang Seng subiu 109,33 pontos, ou 0,6%, e terminou aos 19.487,48 pontos.
A Bolsa de Tóquio fechou em leve alta, com a cobertura de posições vendidas e a seletiva caça às pechinchas em ações que amargaram perdas recentemente, como as da TDK e da Mazda. As ações financeiras, porém, fecharam em queda com as novas preocupações acerca de uma regulamentação mais dura para o setor. O índice Nikkei 225 avançou 17,14 pontos, ou 0,2%, e fechou aos 9.537,94 pontos, depois de ter sofrido na segunda-feira a maior queda do ano, de 3,8%.
As Bolsas da China tiveram ligeira alta, lideradas pelas empresas de mídia e de fabricantes de veículos. O índice Xangai Composto subiu 0,1% e encerrou aos 2.513,95 pontos. O índice Shenzhen Composto ganhou 0,8% e terminou aos 1.041,09 pontos.
O yuan fechou em alta ante o dólar por causa de um aperto de liquidez relacionado a uma enorme levantamento de fundos por bancos, mas a demanda corporativa por dólares encobriu os ganhos da divisa chinesa. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8295 yuans, de 6,8322 yuans do fechamento de ontem.
Em sessão oscilante, a Bolsa de Taipé, em Taiwan, apresentou queda. O índice Taiwan Weighted caiu 0,1% e fechou aos 7.151,99 pontos.
Na Coreia do Sul, as ações da Hyundai Motor e dos bancos foram alvo da caça às pechinchas e lideraram a alta da Bolsa de Seul, onde o índice Kospi terminou com elevação de 0,8%, fechando aos 1.651,48 pontos.
Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney avançou 1,3% e fechou aos 4.381,2 pontos.
Na Bolsa de Manila, nas Filipinas, o índice PSE ganhou 0,2% e fechou aos 3.274,26 pontos.
A Bolsa de Cingapura fechou em baixa em linha com a queda em Wall Street uma vez que os investidores permaneceram preocupados com a crise das dívidas europeias e seu impacto na recuperação econômica global. O índice Straits Times teve queda de 0,2% e fechou aos 1.746,61 pontos devido a um movimento de vendas nos últimos minutos do pregão.
O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, subiu 1,1% e fechou aos 2.779,98 pontos, uma vez que os investidores avançaram sobre ações de mineradoras recentemente em baixa. A estabilidade da moeda rupia e a retomada da maioria dos mercados asiáticos também inspiraram a compra de ofertas depois de recentes fortes quedas.
O índice SET da Bolsa de Bangcoc recuou 0,3% e fechou aos 757,41 pontos, com a abertura dos mercados europeus em baixa influenciando. "Com a crise dos débitos na Europa ainda presente, está difícil ver os fundos de ações fluírem", disse um analista.
O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, subiu 0,1% e fechou aos 1.288,18 pontos, com procuras por ofertas depois de recentes movimentos de vendas, mas os investidores não estão ainda convencidos de que a alta é sustentável, disse um dealer. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Parte da Equipe Sciesp, Comente!