quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Vendas de imóveis novos crescem 18% no 1º semestre em SP

TATIANA RESENDE
DE SÃO PAULO
A venda de imóveis novos residenciais na capital paulista somou 17.005 unidades no primeiro semestre, com elevação de 18,4% ante o mesmo período no ano passado, que teve o desempenho afetado pelo agravamento da crise econômica mundial, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira pelo Secovi ( Sindicato da Habitação) de São Paulo.
Os imóveis de dois dormitórios tiveram a maior participação nas vendas, representando (35,1%). A Capital do Estado respondeu por mais da metade (50,6%) das moradias vendidas na Região Metropolitana de São Paulo (33.576), que engloba outros 38 municípios.
Já a quantidade de lançamentos contabilizada pela Embraesp ( Empresa Brasileira de Estudos sobre o Patrimônio), registrou expansão de66,5 % no mesmo comparativo, totalizando 13.556 moradias postas à venda entre janeiro e junho deste ano.
O movimento se deve ao maior acesso a população ao crédito habitacional, assim como o interesse dos bancos por esse tipo de financiamento, e ao programa Minha Casa Minha Vida, que usa recursos do FGTS ( Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e foi lançado pelo governo federal em março do ano passado com a meta de atingir um milhão de moradias até o final de 2010.
Com isso, o preço do metro quadradode área útil dos imóveis novos subiu 37,4% desde janeiro de 2005 na comparação o valor médio nos últimos 12 meses, de acordo com a metodologia do Secovi. No mesmo período, o INCC ( Índice Nacional da Construção Civil ) subiu 45,3%.
FINANCIAMENTOS
As operações de crédito imobiliário com recursos da poupança atingiram R$ 23,8 bilhões no primeiro semestre em todo o país, registrando o melhor resultado para esse período da série histórica, iniciada em 1967, de acordo com a Abecip ( Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança).
Com indicações mais favoráveis ao tomador do empréstimo, com taxas de juros menores e o alongamento dos prazos de pagamento, o percentual de financiamento dos imóveis vem crescendo nos últimos anos, atingindo entre janeiro e junho uma média de 61,9% do valor total da moradia.
Na Caixa Econômica Federal, que domina esse mercado, os empréstimos habitacionais chegaram a R$40,1 bilhões nos sete primeiros meses do ano, mais do dobro (104%) em relação ao mesmo período de 2009.
Os sucessivos recordes estão levando o banco a começar a procurar fontes alternativas de financiamento, além do FGTS e da poupança. Para Jorge Hereda, vice-presidente de Governo da instituição financeira, "temos mais ins três anos para conseguir equacionar essa questão".
FONTE: FOLHA.COM.
19/08/2010 às 9h54 mim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Parte da Equipe Sciesp, Comente!