sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Imóvel novo sobe 7,9% na cidade de SP

FRANCINEDE LORENZO,
DE SÃO PAULO
20/08/2010
O metro quadrado de área útil de imóveis residenciais novos na cidade de São Paulo ficou 7,9% mais caro na primeira metade de 2010, de acordo com o Sindicato da Habitação ( Secovi - SP). O aumento representa mais que o dobro da variação da inflação no periodo já que o ÍndiceNacional de Preços ao Consumidor Amplo ( IPCA ) acumulou alta de 3,1% nos seis primeiros meses do ano.
O incremento, de acordo com João Crestana, presidente do Secovi-SP, decorre principalmente da expansão do crédito habitacional, que possibilitou a ampliação da demanda. No primeiro semestre, o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) liberaram R$ 35 bilhões para o financiamento de imóveis residenciais. A expectativa do Secovi -SP é que, no ano, esse valor ultrapasse os R$76 bilhões estimados pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança ( Abecip), o que representaria alta de 53%.
Para Crestana, como a demanda deve continuar crescendo em ritimo acelerado nos próximos meses, há espaço para mais aumento nos preços. " Acreditamos que os valores do mertro quadrado de área útil continuarão subindo, ficando de 1 a 1,5 ponto percentual acima da inflação", calcula.
Outro fatorque contribui para a escala dos preços é a redução nos estoques das construtoras. Desde a segunda metade de 2009, os números vêm decrescendo, sendo que apenas no primeiro semestre deste ano a queda foi de 28%, passsando de 12.744 unidades em dezembro para 9.172 unidades em junho.
FONTE: VALOR ECONÔMICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Parte da Equipe Sciesp, Comente!