quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Imóveis novos terão que reaproveitar água

POR LÍGIA LIGABUE
Uma prática que está se tornando comum em Bauru, a construção de imóveis com sistema de captação e armazenamento de águas pluviais, passará a ser obrigatória com a parovação de proposta elaborad pelo Executivo e que deuentrada na Câmara Municipal de Bauru na útlima segunda- feira. Pelo projeto, o prefeito Rodrigo Agostinho ( PMDB ) condiciona a emissão de habite-se (autorização para ocupação do imóvel) à instalação desse sistema.
Uma inovação é a possiblilidade da captação de águas cinzas-claras ( ensaboadas). De acordo com a proposta a medida vale para edificações com cobertura de telhado superior a 300 metros quadrados. A ideia já tinah sido discutida pelo Legislativo, por sugestões dos vereadores Fabiano Mariano( PDT) e Francisco Carlos de Goes (PR).
A proposta do prefeito cria o Programa Municipal de Uso Racional e Reuso da Água em Edificações no Município de Bauru, que tem como objetivo oferecer educação e treinamento visando o aproveitamento de água da chuva e o reuso de águas cinzas-claras, que são as resultantes do uso de máquina de lavar roupas e chuveiro, para serem empregadas em atividades que não exijam água potável, como lavagem de pisos e veículos, rega de jardim e descarga em bacia sanitária.
Rodrigo avalia que, atualmente, a maioria das residências construídas em Bauru, que atendem essa delimitação de cobertura, já eleborada com sistem de captação e armazenamentode água pluvial. "Virou hábito e já é incorpporadopor arquitetosna cidade realizarem o projeto com esse benefício. Principalmente voltado para regar jardins, por exemplo", observa.
Autor de uma das primeiras propostas sobre a implantação do sistema, o vereador do PR, Carlão do Gás, aponta que irá conversar com o profeito sobre a alteração do tamanho mínimodo imóvel para a instalação da melhoria. " Acaba compreendendo somente grandes construções. Achon que isso deveria ser rediscutido, pois diminui a abrangência da proposta", observa.
FONTE: JORNAL CIDADE DE BAURU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Parte da Equipe Sciesp, Comente!