terça-feira, 17 de agosto de 2010

Caixa anuncia securitização da carteira de crédito no segundo semestre

POR FLÁVIA NUNES
16/08/2010
SÃO PAULO - A CEF (Caixa Econômica Federal) deve securitizar parte de sua carteira de crédito imobiliário no segundo semestre deste ano, porém, por força de regulamantação da CVM( Comissão de Valores Mobiliários), o banco não pode dar detalhes da operação.
A securitização nada mais é do que um processo através do qual uma variedade de ativos financeiros ou não financeiros( ativos-base) é "empacotada" na forma de titúlos que podem ser vendidos aos investidores.
De acordo com CEF, os motivos para a operação seriam construir um modelo operacional e testar o mercado.
FALTA RECURSOS
A securitização é uma importante fonte de captaçãode recursos para o setor privado, o que se faz necessário tendo em vistao cenário para o crédito imobiliário no Brasil, que tem perspectiva de falta de recursos no médio prazo.
Hoje, as principais fontes de recursos para o crédito imobiliário no Brasil são a poupança, por meio do SBPE ( Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) e o FGTS ( Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
" A Caixa não enfrenta dificuldade de funding - SBPE e FGTS - para dar vizão à atual demanda por crédito imobiliário. O que estamos pensando é no futuro, com vistas a desenvolver fontes alternativas e complementares aos atuais créditos diferenciados", diz o banco em nota.
FONTE: INFOMONEY

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Parte da Equipe Sciesp, Comente!