terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Imóveis como bens rentáveis

Pessoas como a consultora Maria do Carmo Nascimento preferem investir em aluguel devido à rentabilidade, à valorização e à garantia de uma velhice tranquila
Enquanto muitos compram um imóvel para realizar o sonho da casa própria, outros preferem adquiri-lo para alugar e ter uma fonte de renda. E o número de pessoas que fazem isso tem crescido ultimamente. A maioria busca a valorização e o investimento a médio e longo prazo, pois o ganho é, muitas vezes, superior a outros tipos de investimentos, por que além do aluguel, o imóvel está sempre se valorizando.
A procura é geral: lotes, casas, apartamentos e salas comerciais. E não é só na região central do DF. Na medida em que o Entorno de Brasília vai crescendo, a demanda por imóveis nessas regiões também aumenta.
Maria do Carmo Nascimento aprendeu com seu avô, José Miguel da Silva e com o seu ex-marido que investir em imóveis é uma maneira de melhorar o patrimônio e um investimento onde não se perde dinheiro. “O meu avô foi um exemplo para mim. Ele investiu em imóveis ao longo da sua vida, criou 10 filhos e viveu seus 95 anos com independência financeira. Sua renda nos últimos anos era composta apenas por aluguéis desses empreendimentos. Morreu no final do ano passado e todos os imóveis de sua propriedade já haviam sido transferidos para os herdeiros, em vida”, relata Maria, que atualmente é autônoma e trabalha com consultoria e treinamento empresarial.
Para ela, comprar empreendimentos como investimento representa, além de renda familiar, uma forma de pensar no futuro. Por enquanto ela possui cinco propriedades, todas quitadas, entre casas, sala comercial e terreno, localizados nas mais diversas regiões do DF. Fora daqui, tem dois terrenos na área rural de Goiás e dois apartamentos ainda na planta, que começou a pagar este ano.
Entre os terrenos comprados e investidos por Maria do Carmo, há um em um condomínio onde futuramente pensa em construir uma casa. “Tenho também dois terrenos rurais que, além de estarem valorizando, mais na frente posso fazer alguma benfeitoria, vai depender do meu estilo de vida nos próximos anos. No início, comprei pensando em uma das minhas três filhas, que é paisagista e poderia usar para o cultivo e comercialização de plantas. Mas a área desses terrenos está se desenvolvendo a cada dia e mais pessoas estão indo morar na região”, afirma.
Como empregar bem o dinheiro
Marcelo Ramos, do WImóveis, diz que o melhor jeito de investir nos empreendimentos imobiliários é em imóveis comerciais. O retorno financeiro é mais favorável para quem quer viver de locação, como pensa também Maria do Carmo. “O aluguel proporciona ao investidor retornos gratificantes, além de ter a tranquilidade financeira por um bom tempo”, declara. Para ela, as maiores vantagens em investir em imóveis são a valorização, o patrimônio, a renda, a garantia de velhice tranquila e de herança, além da independência financeira.
“Tem as desvantagens também. Em Brasília, a todo momento tem uma área nova nascendo.
Investimentos antigos podem se desvalorizar muito rápido. Por isso temos de ficar de olho e observar as tendências. Outro fator é a baixa liquidez, pois vender um imóvel não é tão fácil. Eu não compro o empreendimento pensando em vendê-lo. A menos que seja para investir em algo mais rentável. É necessário acompanhar o retorno do investimento. O mais importante é consultar sempre um especialista no assunto antes de investir o seu dinheiro”, afirma.
O sonho de Maria do Carmo Nascimento é comprar um terreno e construir uma casa em João Pessoa (PB), onde os imóveis são mais baratos do que aqui.
O investimento em imóveis é uma maneira de manter a renda estável, mas exige alguns cuidados e conhecimento do mercado imobiliário, além de tudo o fator principal dessa modalidade é o dinheiro, tem que ter a quantidade suficiente para realizar a compra e ter o retorno esperado.
Fonte: Jornal da Comunidade
Fonte Sciesp: imovel.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Parte da Equipe Sciesp, Comente!