terça-feira, 30 de junho de 2009

Inflação do aluguel tem queda de 1,2% no ano

Em junho, IGP-M teve deflação de 0,1%, puxada pelos produtos industriais; em 12 meses, alta é de 1,5%
TATIANA RESENDE
DA REDAÇÃO
Jornal Folha de São Paulo

A queda nos preços no atacado puxou a deflação do IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) em junho, fechando o mês com redução de 0,10%. No ano, o indicador usado para reajustar a maioria dos contratos de aluguel acumula deflação de 1,24% e, em 12 meses, apresenta leve alta de 1,52%.
Para quem está à procura de um imóvel para alugar, no entanto, houve aumento médio de 11% nos últimos 12 meses, segundo o Secovi (Sindicato da Habitação) de São Paulo.
Na opinião do coordenador de análises econômicas da FGV (Fundação Getulio Vargas), Salomão Quadros, é possível que o IGP-M fique negativo em 12 meses com a inclusão de julho, já que, no ano passado, houve alta de 1,76% naquele mês e esse dado será descartado. O índice acumulado até agora é o menor desde julho de 2006.
No mês, os produtos industriais, responsáveis pela queda no IPA (Índice de Preços por Atacado), foram puxados para baixo pela deflação em insumos para produção, minério de ferro e óleo diesel, que teve redução de 15% na refinaria no dia 9. No primeiro semestre, um dos destaques foi o preço de automóveis, que acumula queda de 9,9% devido à diminuição no IPI desde dezembro.
O economista Gean Barbosa, da consultoria Tendências, destaca ainda que apenas 30% dos produtos industriais tiveram variação positiva em junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Parte da Equipe Sciesp, Comente!