sexta-feira, 5 de junho de 2009

Aluguéis: renovar é mais vantajoso do que procurar novo imóvel, diz Secovi-SP

Por: Gladys Ferraz Magalhães
05/06/09
InfoMoney

SÃO PAULO - Quem mora de aluguel sabe, quando chega o período de aniversário do contrato sempre surge a dúvida: continuar onde está ou procurar um novo imóvel? Segundo o Secovi-SP (Sindicato da Habitação de São Paulo), se a ideia é economizar, a primeira opção é a mais vantajosa.
Dados preliminares do levantamento mensal de valores de locação, realizado pela entidade, indicam que o aumento dos preços médios do aluguel em maio, na comparação com o mesmo período do ano passado, na capital paulista, deve ficar próximo dos 11%.
Caso a projeção se confirme, a diferença entre a valorização dos aluguéis negociados e a atualização monetária dos contratos vigentes e com direito a reajuste em junho pode superar 7%.
Em outras palavras, quem procura imóvel para alugar se depara com aluguéis cada vez mais caros, por conta da escassez de propriedades para locação. Já quem renova o contrato anual tem reajustes mais amenos, visto que o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), que é o principal balizador para o reajuste de aluguéis, tem apresentado deflação nos últimos meses, acumulando variação de -1,14% entre janeiro e maio deste ano.
Aluguéis
Um indício de que as pessoas estão realmente preferindo continuar nos atuais contratos do que ir em busca de novos é a pesquisa divulgada pelo Creci-SP (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo), no último dia 27 de maio.
O estudo revela que a locação de imóveis residenciais caiu 9,1% entre fevereiro e março deste ano, fazendo com que o índice estadual de locação recuasse de 2,12 para 1,92 no período.
Na ocasião, os imóveis com aluguel de até R$ 600 foram os preferidos, alcançando 72,53% no ABCD, Guarulhos e Osasco. Nas cidades do interior, a proporção foi de 66,55%. Já na capital, as habitações com aluguel de até R$ 600 responderam por 49,65% do total e, no litoral paulista, por 59,81%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Parte da Equipe Sciesp, Comente!