quarta-feira, 8 de abril de 2009

Medo de dívidas se dilui e venda de imóveis usados volta a patamar pré-crise

Por: Flávia Furlan Nunes
08/04/09
InfoMoney

SÃO PAULO - No mês de fevereiro, as vendas de imóveis usados na cidade de São Paulo já voltaram ao patamar pré-crise.
Pesquisa realizada pelo Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo) mostrou que foram comercializadas 163 casas e apartamentos usados no segundo mês do ano, o que representa mais do que o dobro do que foi vendido em janeiro.
"Não é o caso de acharmos que os problemas acabaram e que voltamos à normalidade, mas pode ser um indício de que o possível efeito psicológico da crise, que deixou todo mundo receoso de fazer negócios e de se endividar, estaria se diluindo, por conta da percepção de sua real dimensão e das medidas que estão sendo tomadas para combatê-la", explicou o presidente do Creci-SP, José Augusto Vianna Neto.
Histórico
De acordo com os dados, em julho e agosto, meses que antecederam à crise, as unidades vendidas somaram 225 e 173, respectivamente. Em setembro, quando a turbulência realmente foi identificada, foram vendidas 196 unidades, número que caiu para 103 em outubro.
Houve um respiro em novembro (160 unidades), mas o mercado não aguentou por muito tempo, com as vendas caindo para 73 unidades em dezembro e 63 em janeiro.
O presidente do Creci-SP não se arriscou a fazer um prognóstico para março e abril, mas espera que o pacote habitacional lançado pelo governo ajude o setor. "As medidas são positivas e devem atrair compradores para o mercado de usados, não só para os novos. A possibilidade que o pacote abriu de se financiar 90% e até 100% do valor do imóvel e a esperada redução dos juros para os imóveis mais baratos certamente vão se refletir em aumento de vendas", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Parte da Equipe Sciesp, Comente!