quarta-feira, 22 de abril de 2009

Imóveis: contratos calculados pela tabela Price podem ser revistos

Por: Equipe InfoMoney
20/04/09
InfoMoney

SÃO PAULO - Quem tem contrato de financiamento com juros calculados pela tabela Price deve ficar atento. O Tribunal da Justiça Federal de São Paulo decidiu, na última semana, que essa forma de cálculo serão substituída pelo PES/CP (Plano de Equivalência Salarial por Categoria Profissional). Segundo a Cadmesp (Consultoria em Financiamentos Imobiliários), essa decisão pode reduzir em 50% o valor total do financiamento.
Com a decisão, do juiz Djalma Moreira Gomes, da 25ª Vara Civil, cerca de 300 mil mutuários podem se beneficiar com o reajuste, desde que peçam revisão. Aqueles que têm contrato calculado pelas tabelas SAC ou Sacre também podem pedir revisão dos juros de financiamento e garantir a redução do valor total.
Mais justoDe acordo com a consultoria, o PEC/CP é a forma mais coerente de cobrança dos juros em financiamento, já que as prestações mensais são reajustadas no mesmo período e o percentual de reajuste é obtido conforme a categoria profissional do mutuário.
Na prática, isso significa que, se o comprador do imóvel tiver o salário aumentado em 5% no mês de abril, a parcela do financiamento aumentará também 5%, mas no mês de maio. O percentual de reajuste da prestação nunca poderá ser maior do que o do salário do mutuário.
Financiamentos
De acordo com a Caixa Econômica Federal, no primeiro trimestre deste ano, o valor destinado para o financiamento imobiliário superou em 119% o do mesmo período do ano passado.
O montante equivale a R$ 7 bilhões, suficientes para beneficiar mais de 645 mil pessoas em todo o país. Segundo a assessoria de imprensa da entidade, a meta inicial da instituição para este ano era aplicar R$ 27 bilhões em financiamento habitacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Parte da Equipe Sciesp, Comente!