sexta-feira, 17 de abril de 2009

CMN regulamenta linha de crédito para infraestrutura de programa habitacional

Por: Gladys Ferraz Magalhães
17/04/09
InfoMoney

SÃO PAULO - O CMN (Conselho Monetário Nacional) regulamentou, na última quinta-feira (16), a linha de crédito especial da CEF (Caixa Econômica Federal) para financiar investimentos em infraestrutura de construtoras privadas, que tenham despesas com asfalto e saneamento, por exemplo, associadas aos empreendimentos habitacionais.
A linha será operada pela Caixa, mas os recursos, na ordem de R$ 5 bilhões, virão do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Cada beneficiado poderá financiar os gastos com infraestrutura, desde que não ultrapassem 10% do custo total da obra.
Segundo publicado pela Agência Brasil, as empresas terão até 31 de dezembro deste ano para aderir à linha de crédito.
Gastos
De acordo com o CMN, o governo gastará R$ 357 milhões para subsidiar os juros e encargos da nova linha de crédito, a partir de 2010.
As construtoras aderentes terão até 54 meses (quatro anos e meio) para quitar o empréstimo, cujos juros serão equivalentes à TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), atualmente em 6,25% ao ano, acrescidos de 1 % anualmente.O mutuário, contudo, só começará a pagar o financiamento em 36 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Parte da Equipe Sciesp, Comente!