segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Setor de construção civil prevê expansão para 2011

DE SÃO PAULO

Os empresários da construção civil apontaram uma expansão do nível de atividade no setor em dezembro, que deve continuar pelo primeiro semestre de 2011, de acordo com uma sondagem da CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgada nesta segunda-feira.

A pesquisa revela que essa expansão ocorreu de forma desigual, puxada principalmente pelas grandes empresas e pelo segmento de construção de edifícios. Executivos das empresas de menor porte, ou ligados à infraestrutura relataram queda no nível de atividade entre novembro e dezembro.

Para os próximos seis meses, os empresários mantém o otimismo, porém num nível abaixo do detectado pela pesquisa de um ano atrás. O índice de expectativas quanto ao nível de atividade, medido pela CNI, atingiu 61,9 pontos em janeiro deste ano, ante 70,6 pontos em janeiro de 2010.

Pela metodologia dessa pesquisa, qualquer leitura acima dos 50 pontos indica expansão.

A sondagem da CNI indica que os empresários enxergam dificuldades no quesito mão de obra, que atrapalham o crescimento do setor.

"Enquanto o item 'elevada carga tributária' perde importância (...), a falta de trabalhador qualificado foi assinalada por 68,4% das empresas", relata a CNI, no relatório.

Ainda assim, as respostas dos empresários à Confederação apontam que a demanda por novos trabalhadores cresceu no último trimestre de 2010. O índice que mostra a evolução do número de empregados bateu a marca 53,7 pontos em dezembro. Mais uma vez, as grandes empresas foram o destaque: as respostas pelos executivos desse segmento somaram 58,2 pontos.

A Sondagem da CNI é elaborada a partir de uma amostra de 375 empresas, desde as companhias de menor porte (186) até as grandes (49). O período de coleta das respostas foi feito entre 3 e 20 deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Parte da Equipe Sciesp, Comente!