quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Benefícios

Os corretores de imóveis associados ao Sindicato e seus dependentes podem usufruir da grande variedade de benefícios e vantagens oferecidos pelo Sciesp através de convênios.
O Corretor tem acesso a planos de saúde, educação, cultura, lazer, turismo e também conta com o seguro especial para automóveis, buscando assegurar uma das principais ferramentas de trabalho do profissional.
O Sindicato se empenha por ampliar e promover o bem-estar de seus sócios. Garante acesso aos mais modernos serviços e firma parcerias e convênios com grandes empresas. Conheça os mais de seis mil credenciados que oferecem vantagens, confiabilidade e segurança.
Acesse o site http://www.sciesp.org.br/ ou entre em contato através dos telefones abaixo.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

XXIV Congresso Nacional dos Corretores de Imóveis em São Paulo

O Conaci (XXIV) Congresso Nacional dos Corretores de Imóveis, maior fórum de debates da categoria, realizado a cada dois anos em diferentes estados, acontecerá no próximo ano em São Paulo.

Os membros do Comitê Técnico Científico do XXIV Conaci vêm realizando uma série de reuniões com o objetivo de elaborar a grade do Congresso, promovendo discussões e colhendo sugestões para esta edição do evento, sempre contando com a opinião de especialistas e demais lideranças do dos segmentos.

Paulo Nathanael, Odil de Sá, Edson de Souza, Pedro Kassab e colaboradoes

O XXIV Conaci, evento realizado pelo Sindicato e Fenaci (Federação Nacional dos Corretores de Imóveis) acontecerá de 16 a 19 de setembro de 2012, no Centro de Exposições Transamérica.

domingo, 4 de dezembro de 2011

A Cláusula de Exclusividade na intermediação imobiliária

Sabe-se que com o advento do Código Civil de 2002, o contrato de corretagem tornou-se típico, ou seja, suas principais cláusulas regem-se pelo disposto nos artigos 722 e seguintes deste diploma. E é, justamente, nestes artigos que encontram-se elencados os direitos e deveres do profissional no exercício de suas atividades, acrescido dos preceitos tipificados na Lei 6.530/78 e Decreto Lei nº 81.871/78, bem como as Resoluções Editadas pelo Cofeci.

 
Especificamente, no artigo 726 do Código Civil estabelece que se o Corretor possuir o benefício da exclusividade terá direito à remuneração integral, ainda que realizado o negócio sem sua mediação, conforme transcrito:

Art. 726. Iniciado e concluído o negócio diretamente entre as partes, nenhuma remuneração será devida ao corretor; mas se, por escrito, for ajustada a corretagem com exclusividade, terá o corretor direito à remuneração integral, ainda que realizado o negócio sem a sua mediação, salvo se comprovada sua inércia ou ociosidade. (grifos nossos)

Assim sendo, mesmo que se admitisse que o negócio fora realizado diretamente entre as partes, o Corretor de Imóveis terá direito à remuneração integral, já que estava beneficiado pela exclusividade.
Da mesma forma é o entendimento do douto e consagrado jurista brasileiro Carlos Roberto Gonçalves, cujo texto reproduzo:

“Acrescenta a segunda parte do aludido art. 726 que, se, todavia, “por escrito, for ajustada a corretagem com exclusividade, terá o corretor direito à remuneração integral, ainda que realizado o negócio sem sua mediação, salvo se comprovada sua inércia ou ociosidade”. Portanto, ajustada a corretagem exclusiva, a solução é outra: a comissão se torna devida, ainda que o negócio seja concluído diretamente pelo comitente. (…) Observe-se que o mencionado art. 726 exige que a exclusividade seja ajustada por escrito.” (GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro. Volume III. 5ª Edição. Editora Saraiva, páginas 445/446) (grifos nossos)

A título de mera exemplificação, cabe apresentar os venerandos acórdãos, in verbis:
EMENTA – Cobrança – Comissão de corretagem – Cláusula de exclusividade inserida em contrato escrito firmado entre as partes – Validade da disposição – Comissão devida, ainda que o imóvel tenha sido vendido diretamente pelo proprietário – Recurso do réu não provido. (Apelação Cível nº. 992.05.103574-9 – TJ/SP – 27ª Camara de Direito Privado – Relator Juiz Antonio Maria)

(grifos nossos)
“COMISSÃO DE CORRETAGEM – Aproximadas as partes e formalizado o negócio, com dia marcado para a assinatura de escritura de compra e venda, se esse não se realiza, única e exclusivamente, por culpa do devedor, é devida a comissão de corretagem”. (STJ – REsp 147317 – SP – 3ª T. – Rel. Min. Eduardo Ribeiro – DJU 12.04.1999 – p. 144)

Ementa: “Contrato de intermediação de venda. Cláusula de exclusividade desrespeitada. Venda do imóvel efetuada por outra imobiliária. Obrigação de pagar o valor da comissão contratualmente ajustada. Afastada a preliminar de cerceamento de defesa. Prova pericial irrelevante para o deslinde da ação e sem possibilidade de serem colhidas impressões digitais dado o manuseio do documento. Relação contratual provada por testemunhas”. 0062396-72.2007.8.26.0000-Apelação-Relator(a): Marcia Tessitore-Comarca: Marília -Órgão julgador: 31ª Câmara de Direito Privado -Data do julgamento: 29/11/2011-Data do julgamento: 29/11/2011 -Data de registro: 29/11/2011 -Outros números: 1111980700

Ementa: “CORRETAGEM. COBRANÇA. 1. Se o ajuste foi firmado livremente entre as partes prevalece a regra do pacta sunt servanda, devendo o réu arcar com a responsabilidade assumida no acordo de vontades. 2. Comprovado que a venda se deu dentro do prazo de exclusividade, é devida a respectiva comissão sobre o valor real do negócio. 3. Não demonstrado que o réu infringiu cláusulas contratuais, incabível a incidência de multa. Recurso parcialmente provido”.-0054617-44.2009.8.26.0405 Apelação-Relator(a): Felipe Ferreira -Comarca: Osasco -Órgão julgador: 26ª Câmara de Direito Privado -Data do julgamento: 19/10/2011 -Data de registro: 21/10/2011-Outros números: 00546174420098260405
“MEDIAÇÃO. COMISSÃO DE CORRETAGEM. COBRANÇA. APROXIMAÇÃO DAS PARTES. PROPOSTA ACEITA. DESISTÊNCIA POSTERIOR DO VENDEDOR. JUSTA CAUSA. AUSÊNCIA. REMUNERAÇÃO DEVIDA. RESPONSABILIDADE DO VENDEDOR. CABIMENTO. Mediação. Serviços de corretagem. Negócio imobiliário. Aproximação presidida pelo corretor. Pré-contrato, sob conveniência dos réus (vendedores). Desistência destes, sem justa causa. Serviços prestados. Remuneração devida”. (TJSP, 2º TACiv, 6ª Câmara, rel. Des. CARLOS RUSSO, j. 10.11.2004)

“MEDIAÇÃO. COMISSÃO DE CORRETAGEM. AÇÃO MONITÓRIA. OBRIGAÇÃO DE PAGAR ASSUMIDA EM DOCUMENTO ESCRITO. VENDA COM EXCLUSIVIDADE. NEGÓCIO CONCRETIZADO POR INTERMÉDIO DE OUTRO CORRETOR DENTRO DO PRAZO ESTIPULADO. DESCUMPRIMENTO DO PACTUADO. OCORRÊNCIA. CABIMENTO. Se o contrato previu prazo certo para a concretização da venda do imóvel com exclusividade, responde a contratante pelos serviços de corretagem, ainda que a venda tenha sido feita por intermédio de outra corretora”. (TJSP, 30ª Câmara, Apelação sem revisão 654.076-00/5, rel. Des. LINO MACHADO, j. 18.5.2005)
“MEDIAÇÃO – COMISSÃO DE CORRETAGEM – COBRANÇA – VENCIMENTO DO PRAZO DE EFICÁCIA NA OPÇÃO DE VENDA – PRORROGAÇÃO DO LAPSO TEMPORAL E APROXIMAÇÃO DAS PARTES – COMPROVAÇÃO – ADMISSIBILIDADE – Ainda que vencido o prazo de eficácia lançado por escrito na opção de venda, é devida a verba remuneratória do Corretor de Imóveis se comprovadas a prorrogação do lapso temporal e a aproximação, por ele, das partes, condutora ao acordo de vontades a propósito do negócio intermediado”. (2º TACSP – Ap. c/ Rev. 610.561-00/5 – 4ª C. – Rel. Juiz Rodrigues da Silva – DOESP 03.05.2002)

Por fim, conclui-se: que a EXCLUSIVIDADE = FIDELIDADE = COMPROMISSO = RESULTADOS, ou seja, a exclusividade traz enorme fidelidade na prestação de serviços, que por consequência traz compromisso de todos os envolvidos (proprietário do imóvel e equipe de vendas) e como consequência final natural traz resultados mais rápidos e eficientes.

Contrato de Exclusividade

Por Erildo Xavier Feigel - 2º Secretário Geral do Sindicato
 

Acredito ser de suma importância, tanto para os Corretores de Imóveis, como para os Proprietários de imóveis, que a intermediação na compra e venda como na locação de um imóvel, seja realizada mediante um contrato de corretagem com exclusividade, onde se estabeleça um prazo adequado de vigência, bem como preço justo avaliado, para que o Corretor possa prestar seus serviços profissionais condizentes com a realidade do mercado imobiliário, e com isto poder obter com sucesso e segurança a realização do negócio proposto, propiciando assim tanto para o comprador como para o vendedor a conclusão de um negocio imobiliário, documentadamente mais seguro, para as partes envolvidas, inclusive para o próprio Corretor de Imóveis, conforme vantagens seguintes:

 Para o Proprietário do Imóvel: Ter um profissional devidamente gabaritado e Credenciado, trabalhando com exclusividade para ele na comercialização de seu imóvel, principalmente se este Proprietário e família estiver morando no imóvel á venda, envolvendo assim o aspecto segurança, porque o Corretor de Imóveis por cautela, irá selecionar muito bem o cliente comprador ao visitar o imóvel.

Para o Comprador do Imóvel: Sabendo que o Corretor tem exclusividade na venda do imóvel, fica mais confiante, por estar tratando com um profissional credenciado, apto para assumir com responsabilidade a intermediação com segurança, não tendo que se  degladiar com tantos outros o mesmo imóvel.

Para o Corretor de Imóveis: Como autentico Profissional exclusivo na venda do imóvel a ele confiado, irá com certeza trabalhar com mais segurança e tranqüilidade, zelando com presteza e agilidade, dentro do prazo da exclusividade, inclusive podendo fazer sem receio, parcerias com outros colegas, para colaborar na venda, atendendo também, o disposto nos artigos 723, 725, 726....N.C.C.

Portanto, e por inumares razões, é muito importante o Contrato de Exclusividade de Corretagem para as partes envolvidas na intermediação, tanto de compra e venda como de locação de um bem imóvel, feita por um Corretor de Imóveis devidamente Credenciado. Porque Corretor de Imóveis é Segurança de um Bom Negócio.

Feliz Natal e Magnífico Novo Ano à todos com Saúde, Prosperidade e Bons Negócios.

EXCLUSIVIDADE. Quem ganha: Vendedor, Comprador ou Corretor?

Por José Augusto Sasso - 2º Tesoureiro do Sindicato


Assinar ou não uma exclusividade de venda? Uma polêmica que há muito tempo está em pauta entre vendedores, compradores, corretores de imóveis e  especialistas que acompanham o setor imobiliário. Muito embora a maioria dos proprietários relute em assinar uma exclusividade, não há dúvida que esse instrumento é garantia de tranqüilidade para todas as partes envolvidas em uma transação imobiliária. Senão vejamos: o vendedor que assinou um contrato de exclusividade, entregando o seu bem a um corretor de imóveis de sua confiança, sabe que já saiu ganhando. Por quê? Ele sabe que seu imóvel foi avaliado por um profissional consciencioso e ético que lhe forneceu o valor correto do seu produto, sem depreciá-lo ou valorizá-lo de forma exagerada, porque foi informado pelo corretor de imóveis sobre a real situação do mercado imobiliário e dos preços praticados. Ele sabe que um produto à venda com preço justo e de mercado viabiliza mais rapidamente sua comercialização. Sabe que possíveis clientes interessados no seu produto foram checados pelo contratado antes da visita ao imóvel, um procedimento indispensável com relação a segurança pois garante a exposição do seu produto à pessoas realmente interessadas. Sabe que o corretor de imóveis envidará todos os esforços em promover a venda de seu imóvel com anúncios na internet, em jornais, em outras mídias de comunicação, porque está dando à ele, contratado, a segurança e garantia do recebimento de seus  honorários quando da concretização do negócio. Sabe também que o corretor fará parceria de seu produto com outros profissionais que tenham clientes interessados no seu imóvel porque é uma prática comum e muito usada entre os profissionais do setor. E ganha o cliente comprador quando compra um imóvel que esteja sendo promovido com exclusividade no mercado. Ganha porque sabe que o imóvel com exclusividade de venda é fruto do trabalho feito por um profissional atento a todas as variações do mercado imobiliário. Sabe que o imóvel com exclusividade foi colocado no mercado em condições de ser negociado por um preço justo. Sabe que a documentação fiscal e do imóvel está em ordem, porque foi checada pelo corretor detentor do contrato de exclusividade. Sabe que esse procedimento é importante e indispensável porque garante uma transação segura. Sabe em última análise que a exclusividade lhe dá a certeza de um bom negócio. E o corretor, o que ganha além de seus honorários? Ganha a confiança e o respeito de seus clientes porque desenvolveu e conduziu seu trabalho com ética e dignidade transmitindo à eles tranqüilidade, segurança e confiança. Caro colega corretor de imóveis, não esmoreça nunca, vá à luta, porque você é a figura mais importante numa transação imobiliária. Você, corretor de imóveis, é um profissional que tem o privilégio de aferir a real posição do mercado imobiliário, porque está cotidianamente em contato com vendedores e compradores, ouvindo, discutindo e avaliando suas opiniões. Portanto, quando captar um imóvel converse e esclareça o seu cliente vendedor sobre as vantagens da exclusividade. Isso é muito bom para ele, para seu cliente comprador e para você, pois seu trabalho será desenvolvido com muita tranqüilidade e com a segurança de um retorno financeiro garantido.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Secretário de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem participa de reunião no Sindicato

Odil de Sá (Presidente Emérito Sciesp); Secretário Miguel Bucalem;
Alexandre Tirelli (Presidente Sciesp)
O Sindicato teve a honra de receber hoje, durante a reunião de diretoria, o secretário de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, Miguel Luiz Bucalem. O secretário apresentou aos presentes o Plano São Paulo 2040, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, e que tem o apoio de uma equipe técnica de especialistas por meio da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo. O objetivo do Plano é construir uma Visão Estratégica de longo prazo para o município de São Paulo, com análises e proposições focando um horizonte temporal para o ano de 2040 e terá objetivos intermediários para 2025.

O slogan “A cidade que queremos” revela a intenção da prefeitura em aprimorar o Plano junto ao o poder público, cidadãos, empresas e organizações, para que todos os setores possam contribuir com a transformação da cidade.

O seu objetivo é orientar uma ampla transformação da cidade, apontando para novas formas de organização social, econômica, urbana e ambiental, que se reflitam em melhores condições de vida para a população da Cidade. Procura, ainda, indicar caminhos para São Paulo reforçar a sua presença no contexto das grandes cidades mundiais, através do aprofundamento das funções de articulação entre a economia a brasileira e a economia internacional. Para tanto, o Plano oferece um referencial geral a partir do estabelecimento de uma Visão do Futuro Desejado para a cidade.

Diretores do Sindicato

Bucalem ressaltou os benefícios que, uma vez executado, o Plano São Paulo 2040 traria para o setor imobiliário, tendo em vista que ele é baseado em alguns eixos estratégicos, entre eles: desenvolvimento urbano, melhoria ambiental e oportunidade de negócios.

Como cidadão, você pode participar do Plano respondendo o questionário da Consulta Pública, no link abaixo:


Também há um Fórum aberto para discussão aberta. Para participar, acesse o link:




segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Coluna Insitucional: Sindicato dos Corretores de Imóveis comemora o 69º aniversário


Autoridades no 69º Aniversário do Sindicato
O Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo celebrou no último dia 24, no Instituto de Engenharia, o seu 69º aniversário, os 13 anos de fundação da EBRAE (Escola Brasileira de Ensino à Distância) e 9 anos de atividade da UniSciesp (Universidade Corporativa do Sciesp). O evento contou com a presença de representantes das principais entidades do mercado imobiliário e autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário.


Na ocasião, o Sindicato homenageou grandes personalidades que contribuíram para o fortalecimento e desenvolvimento da categoria e da sociedade. Dentre as homenagens, o Coronel Álvaro Batista Camilo, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo foi condecorado com a Medalha “O Conciliador”.

Comandate Geral da PM Coronel Alvaro Batista Camilo
 Durante a cerimônia, foi entregue o Título de Consultor Imobiliário para os corretores de imóveis que investem permanentemente no conhecimento profissional. As homenagens prosseguiram com o título “Corretor Emérito”, destinado aos corretores de imóveis que tenham alcançado o reconhecimento entre seus pares e da sociedade por colaborar para o fortalecimento da categoria. Elbio Fernández Mera, Pres. do Conselho da Fernandez Mera Negócios Imobiliários, ao receber o título prestigiou os corretores e as autoridades presentes com um discurso motivador.
Yvone e Tácito Bárbaro

O Sindicato não poderia deixar de prestar homenagem póstuma a Paschoal Bárbaro Neto, corretor de destaque e diretor da entidade. Seus filhos, Yvone e Tácito Bárbaro, receberam a homenagem das mãos do Presidente do Conselho Consultivo, Clóvis Cesar da Rocha e Adauto Rocchetto, Pres. Da ADESG São Paulo, e emocionaram a plateia com os agradecimentos.


Rosangela Martinelli representou as mulheres da categoria ao ser homenageada com o Título Corretor Emérito. Corretora de imóveis, advogada e educadora, recebeu o Título entregue pela Tesoureira Geral do Sindicato, Isaura Santos e o presidente da entidade. Rosangela sensibilizou a plateia com suas considerações e agradecimentos especiais à família e aos corretores de imóveis que auxiliaram sua trajetória profissional.
Início da contagem regressiva para o XXIV CONACI
Joaquim Ribeiro - Vice-presidente do Sciesp,
 Antonio Moser - Pres. Sindimóveis Santa Catarina e
 Alexandre Tirelli - Pres. Sciesp

 
Em seu discurso, o Presidente Alexandre Tirelli ressaltou a positividade do mercado brasileiro em relação às outras economias internacionais, destacando o crescimento do poder econômico local e as inúmeras possibilidades de negócios para os corretores de imóveis. O presidente agradeceu as autoridades presentes e iniciou a contagem regressiva para a realização do XXIV Conaci (Congresso Nacional dos Corretores de Imóveis), que será sediado na capital paulista em 2012.


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Notícia: No lugar do feeling entra o conhecimento

Fonte: Tribuna da Bahia

As mudanças experimentadas pelo mercado imobiliário, com a abertura do crédito para os consumidores em grande escala, trouxeram modificações importantes para o planejamento e desenvolvimento de novos empreendimentos imobiliários. Um público consumidor mais exigente, diante de uma oferta volumosa, criação de vetores de expansão da cidade e de novos bairros planejados demandam um conhecimento do mercado mais apurado.

Ou seja, materiais e técnicas construtivas avançadas, comportamento do consumidor em face de sua capacidade financeira e velocidade suficiente para não ser ultrapassado pelo concorrente.

Embora faltem estudos sobre a taxa de sucesso ou de insucesso de empreendimentos imobiliários, nos deparamos às vezes com concepções de empreendimentos cuja ideia, embora defendida com vigor e entusiasmo, não responde o que apontam as pesquisas de mercado. Às vezes a ideia pode até ser boa, mas o mercado não responde à altura, ou seja, houve uma superestimação do produto, ou talvez a localização do terreno não corresponda à expectativa estimada para a comercialização do empreendimento.

É indispensável o conhecimento técnico, através de pesquisa, do comportamento do público-alvo, para quem se destina o empreendimento, bem como da área onde ele será erguido. Expectativa quanto ao desejo de ter uma moradia com determinados atributos pode não combinar com a renda do consumidor e nem com o preço do terreno, dado que a região pode ser carente de áreas com viabilidade de negócio.

Esse é um ponto importante no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários. O tão decantado feeling do passado, decididamente, desapareceu. É fundamental que haja, na hora da tomada de decisão da incorporação imobiliária, as premissas básicas que norteiam o casamento entre terreno e produto, do contrário o esforço de consecução do negócio pode ficar seriamente abalado.

Não há mais espaço para o comprador se adequar ao produto. No passado, quando a demanda era fraca, bem como a oferta, bastava apontar para determinado lugar e erguer o empreendimento. Sem concorrência, devido às dificuldade de se empreender, o consumidor praticamente ficava refém das poucas oportunidades que lhe eram oferecidas pelos incorporadores imobiliários.

Hoje o terreno demanda um produto compatível com aquilo que o mercado espera, não é possível colocar um produto excelente ou um produto de baixo nível num determinado terreno. Há de se ter um empreendimento com arquitetura arrojada num terreno que dê resposta condizente com a equação financeira do negócio e com a expectativa e renda do público-alvo.

Ou seja, há de se buscar na fase de desenvolvimento do planejamento do produto responder a perguntas capitais, tais como: onde vou colocar o meu produto, para que público-alvo e a que preço? Porém, a obtenção dessas respostas deixou de ser um mero exercício de ideias e sim de conhecimento e pesquisa de mercado, por profissionais qualificados.

Migração de renda dos consumidores, novas expectativas de vida, novos hábitos adquiridos, mobilidade social no seio das diversas categorias de profissionais, que formam o público a ser atingido, equação econômico-financeira do produto, envolvendo o terreno, e estratégia de marketing, formam o pool a ser estudado no lugar do feeling do negócio.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Inserção Cultural - Novembro

Corretor de imóveis junte-se ao seu Sindicato para mais um dia de enriquecimento cultural. Faremos uma visita monitorada à exposição Plano Real. Os visitantes irão acompanhar dezoito anos de acontecimentos, partindo do dramático cenário econômico vivido pelo Brasil no início dos anos 80 até a estabilização econômica iniciada com o Plano Real em de 1994.

Garanta sua inscrição, as vagas são limitadas! Para se inscrever, ligue (11) 3889-5899 ramal 530 ou envie um e-mail para agendacultural@sciesp.org.br com nome completo, RG e telefone.

A inscrição é solidária, mediante doação de brinquedo, em benefício das crianças da Associação Maria Helen Drexel. Transporte incluso.

Data: 17/11/11
Local de saída: Sede Social Sciesp. Rua Pamplona, 1200, 1º andar - auditório.
Horário de saída: 15h
Traje: Esporte

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Artigo: A difícil missão voltada à valorização dos grandes centros degradados

Por Reinaldo Bressani
1º Secretário Geral do Sindicato



A omissão, pela falta de uma intervenção governamental sistemática, pelas sucessivas gestões de governos que se furtaram ao rigor e à seriedade, a eles impostas constitucional e moralmente, quanto à condução do problema do uso e ocupação do solo urbano, vem agora atentando contra o que poderíamos chamar de processo de enobrecimento urbano (gentrificação).
Daí, como consequência da total falta de um gerenciamento adequado ao planejamento urbano voltado apenas e tão somente à condição de “regulador” do urbanismo, ações de efeitos transversos, maculadas quando aos seus propósitos sociais, transformam-se em medidas agravantes do problema e, ao final, se revestem de agentes de fomento da degradação dos grandes centros urbanos.

E quanto mais acentuado o problema, mais difícil a solução, pois que, em decorrência, agrava-se, ao lado da própria degradação devido ao uso e ocupação irregular do solo urbano, também a degradação social de sua população.

Em razão disso, quando algum gestor público, ainda que voltado a atender exclusivamente aos interesses da função social do uso do solo, por mais seriedade que demonstre na tentativa de sanar o problema, buscando a recuperação e o enobrecimento de determinada região degradada, ele terá certamente opositores ferrenhos, armados principalmente de argumentos fundados com fortes apelos sociais, quais: caráter excludente e privatizador de seu projeto; estratégia voltada a beneficiar interesses do mercado imobiliário; violência contra os direitos humanos; etc.

Lamentavelmente, essa sequência de políticas viciadas, perpetradas sistematicamente através dos tempos, cria uma aura fortíssima de descrédito capaz se abalar qualquer ação bem intencionada...Mesmo porque, em se tratando de ação política, jamais se poderá ter plena certeza quanto aos seus reais propósitos.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

MESA DE DEBATES SOBRE CONTRATO DE CORRETAGEM

Por Rudson Mazzorana 


   No último dia 25, o Encontro Imobiliário reuniu todos os conferencistas do mês de outubro, e contou com a presença do presidente e diretores do Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo, colaboradores, corretores de imóveis e alunos dos cursos de TTI (Técnico em Transações Imobiliárias) e ECI (Especialista em Consultoria Imobiliária).


   O Encontro, realizado sempre as terças-feiras às 19h30 nos auditórios do Sindicato, discutiu sobre Contrato de Corretagem. Cada conferencista teve 15 minutos para falar sobre o tema. Corretores de imóveis interagiram com os convidados e esclareceram dúvidas sobre o assunto.

   A mesa foi composta pelo desembargador, Dr. Mathias Coltro; a tesoureira do Sciesp, Isa Santos; o presidente do Sindicato/SP, Alexandre Tirelli; e os advogados, Dr. Ricardo Monteiro e Dr. Edson Simões. (todos na foto acima, respectivamente).

Presidente do Sciesp, Alexandre Tirelli; diretores do
Sindicato e conferencistas do mês de outubro
   Foram abordados assuntos como: aspectos relevantes do contrato de corretagem, formas de contrato e remuneração, cláusulas contratuais, novo código civil sobre corretagem, contrato de corretagem na prática e teoria, entre outros. A cobertura completa pode ser assistida pela TV O Corretor pelo http://www.sciesp.org.br/.

Reitor da UNISciesp, Paulo Nathanael e os corretores de imóveis,
que participaram do Encontro sobre Contrato de Corretagem.


Corretor de Imóveis é homenageado

Por Rudson Mazzorana


    No dia 22 de outubro, ocorreu o 5° Encontro de Líderes no Hotel Transamérica. Foram discutidos temas como: regras de financiamento imobiliário e informatização, estudo da legislação, fiscalização profissional, loteamentos particulares, entre outros.
    O evento contou com a presença de conselheiros, delegados, subdelegados e corretores, aindahomenageou Clóvis César da Rocha pelo seu aniversário. "Foi uma homenagem espontânea e emocionante. O presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis/SP, José Augusto Viana Neto, citou que eu completaria 92 anos. Todos se levantaram e cantaram parabéns", diz Clóvis. "Agradeci, e desejei que todos ultrapassassem a minha idade com saúde", completa.

Clóvis Rocha (à esquerda) sendo homenageado
no 5° Encontro de Líderes 2011

     Clóvis Rocha nasceu em 1919 e atua no mercado imobiliário desde 58. Já foi presidente do Sciesp (1998 - 2001), e atualmente, é Presidente do Conselho Consultivo. Assim como o Sindicato, luta pela valorização profissional da categoria, defendendo os interesses da classe. Ainda neste ano, em comemoração à Revolução Constitucionalista de 1932, o corretor de imóveis também foi homenageado por sua bravura e participação.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

SINDICATO RECEBE ESPECIALISTA EM CONTRATO DE CORRETAGEM

Por Rudson Mazzorana
 

   O corretor de imóveis e advogado, Dr. Edson Simões, participou do Encontro Imobiliário do dia 11 de outubro. Com mais de 28 anos de experiência no setor, o especialista explanou sobre "Contrato de Corretagem na Prática", esclarecendo dúvidas comuns da categoria.

Diretor 2° secretário, Erildo Xavier Feigel
homenageando, em nome do Sindicato, o Dr. Edson Simões

    Durante a conferência, o corretor de imóveis abordou temas como: a responsabilidade do profissional do segmento, a realidade atual da profissão, a real importância do contrato de mediação para a intermediação imobiliária, as formas de corretagem e de remuneração. Confira entrevista exclusiva com Dr. Edson Simões!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Minas Gerais na 24ª edição do CONACI

Por Rudson Mazzorana


   O Conaci, evento mais importante para a categoria, conta com conferências e oficinas voltadas à qualificação profissional. "É um congresso feito para o corretor de imóveis o qual procura destacar a importância do Brasil na atual conjuntura mundial, elecando assuntos de relevância para a categoria", explica o presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis de Minas Gerais, Paulo César Dias de Souza.

Presidente do Sindimóveis MG, Paulo Dias e Reitor da UNISciesp, Paulo Nathanael
   A 24ª edição do Conaci está prevista para o segundo semestre de 2012 e acontecerá em São Paulo. O evento será promovido pelo Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo, juntamente com a Fenaci (Federação Nacional dos Corretores de Imóveis). Mais informações, acesse www.sciesp.org.br.

Equipe Sciesp e presidentes dos Sindicatos dos Corretores de Imóveis de São Paulo,
Bahia e Minas em reunião sobre a 24ª edição do Conaci

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CORRETOR DE IMÓVEIS LANÇA LIVRO COM SUA TRAJETÓRIA

Por Rudson Mazzorana


O ex-secretário da habitação/SP, Lair Krähenbühl tem vasta experiência tanto na iniciativa privada como na gestão pública, e lança o livro "Trajetória de um Profissional da Habitação", revelando tudo o que viveu e aprendeu durante o período em que trabalhou como secretário.
"A habitação ainda não está no dicionário político de forma adequada. Espero que consigamos pressionar as nossas autoridades e governos para que possamos dar mais dignidade, principalmente, para aquelas famílias que ganham de 1 a 3 salários mínimos, e que estão desassistidas", diz. Segundo ele, são nessas pessoas que o foco político deve estar.



O autor, também corretor de imóveis e engenheiro, sempre lutou pela valorização do ser humano, e desde o início de sua carreira, busca por soluções relacionadas ao défice habitacional brasileiro.

Edição e imagem: Paulo Thiago Varasquim
Roteiro e reportagem: Rudson Mazzorana

O Corretor de Imóveis e o Contrato de Corretagem

Por Rudson Mazzorana

O Encontro Imobiliário de 18 de outubro, contou com a presença do advogado, Dr. Ricardo Monteiro. O assunto abordado foi “Contrato de Corretagem e o Novo Código Civil”, tema que gera dúvidas em muitos corretores de imóveis.
Com a mudança no Código Civil, a responsabilidade do corretor aumenta. Deste modo, este profissional é obrigado a executar a intermediação imobiliária com maior diligência e prudência.


O próximo encontro acontecerá no dia 25/10 e consistirá em uma mesa de debates com todos os conferencistas do mês de outubro que esclarecerá dúvidas pendentes sobre Contrato de Corretagem. Informe-se e garanta o seu lugar: www.sciesp.org.br.
Seja um corretor inteligente, e participe dos Encontros Imobiliários, as terças-feiras às 19h30, na sede do Sindicato.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Contrato de Corretagem e seus aspectos relevantes

Por Rudson Mazzorana

Em uma entrevista à TV O Corretor, o juiz e desembargador Dr. Mathias Coltro fala sobre os aspectos relevantes em relação ao Contrato de Corretagem. Temas como: deveres e obrigações do corretor de imóveis referente aos negócios imobiliários, remuneração não ajustada entre as partes e as regras do Novo Código Civil foram abordados.

O desembargador oferece também algumas dicas aos profissionais habilitados da categoria, que podem esclarecer dúvidas sobre os Encontros Imobiliários realizados na sede do Sindicato pela explanação do reitor da UNISciesp Prof. Paulo Nathanael. Confira!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Encontro Imobiliário: Contrato de Corretagem Na Prática para os Negócios


O último Encontro Imobiliário, de 11/10, contou com uma excelente conferência ministrada pelo Dr. Edson Simões, corretor de imóveis formado em Direito, que atua no mercado imobiliário há 28 anos, desenvolvendo empreendimentos, contatos comerciais e treinamentos. Dr. Edson ainda é Diretor da Frema Brasil Brokers.

Contrato de Corretagem na Prática para os Negócios, foi o tema abordado pelo conferencista e debatido, ao final do Encontro, com os corretores de imóveis que manifestaram suas dúvidas e comentários sobre o tema.

Junte-se a nós! Os Encontros Imobiliários acontecem toda terça-feira às 19:30 aqui na Sede social do Sindicato - Rua Pamplona, 1200, 1º andar. Está longe? Acompanhe pela TV O Corretor. É só acessar pelo nosso portal: www.sciesp.org.br

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Bahia na 24ª edição do CONACI

Por Rudson Mazzorana

      No dia 26 de setembro, a presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado da Bahia, Eliene Freitas, participou do Comitê Científico sobre o XXIV (Congresso Nacional dos Corretores de Imóveis), realizado pelo Sindicato/SP. O Conaci, maior evento da categoria, conta com palestras e oficinas que visam a qualificação profissional. “O corretor de imóveis está sendo cobrado em conhecimento. Hoje existe uma busca por profissionais que sejam éticos e transmitam segurança”, diz Eliene.

Pedro Kassab, Secretária-Geral do Sindicato Angelita Viana, Reitor da UNISciesp Paulo Nathanael, Vice-Presidente Dr. Odil de Sá, Presidente do Sindimóveis MG Paulo Dias, Presidente do Sindimóveis BA Eliene Freitas, e Presidente do Sciesp Alexandre Tirelli
    
      Segundo a presidente, o mundo é global e a internet gera dúvidas em muitos clientes. “Os corretores precisam ter noções sobre direito imobiliário, engenharia, arquitetura, decoração e línguas”, afirma. A próxima edição do Conaci está prevista para o segundo semestre de 2012 e acontecerá em São Paulo. “Adoro São Paulo. Deveria ser a capital do País”, comenta. Para ela, há alguns assuntos que merecem destaque como: o anseio dos profissionais que desejam efetivação em empresas, e Piso Salarial como estabelecido pelo Governo do Rio de Janeiro em fevereiro deste ano; e Convenção Coletiva, que defina percentuais a serem cumpridos no mercado imobiliário.



sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Conquiste Sorrisos - Corretor Cidadão


 Outubro é o Mês das Crianças, portanto, auxilie o Sindicato, a UNISciesp e a Ebrae a dar mais dignidade e felicidade às crianças e adolescentes da Associação Maria Helen Drexel. Doe brinquedos e conquiste muitos sorrisos. As doações poderão ser entregues na sede social do Sindicato, localizada na R. Pamplona, 1200 – 2° andar, ou, nas Agências Regionais do interior e litoral (confira a relação completa no www.sciesp.org.br). Os brinquedos recolhidos serão devidamente encaminhados à associação. Participe, e ofereça uma infância mais alegre e colorida a quem precisa.

Você também pode ser um corretor cidadão participando da Festa do Dia das Crianças na Associação Maria Helen Drexel. Dia 22 de outubro, sábado, às 11h . Junte-se a nós! Muitas crianças esperam pelo seu carinho e alegria. Para mais informações, ligue:  (11) 3889-5899 ramal 530.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A Nova Lei do Inquilinato e a Garantia Locatícia na TV O Corretor

    A economista e corretora de seguros Maria Cristina Caldeira explica e esclarece as dúvidas sobre a Nova Lei do Inquilinato e comenta sobre as modalidades referentes à Garantia Locatícia. Confira!

 




   Quer ficar por dentro de temas importantes sobre o mercado imobiliário? Então conecte-se à TV O Corretor e participe dos Encontros Imobiliários promovidos pelo seu Sindicato. O sucesso só depende de você!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Desembargador Coltro ministra conferência no Sindicato

Na última terça feira, 04/10/11, o Sindicato recebeu o Desembargador Antonio Carlos Matias Coltro, que ministrou a conferência "Aspectos Relevantes do Contrato de Corretagem" durante o  Encontro Imobiliário.


O Desembargador compartilhou seus conhecimentos sobre contrato de corretagem com os corretores de imóveis que lotaram o auditório do Sindicato. A excelente conferência foi encerrada com uma sessão de perguntas e respostas entre corretores e de imóveis e o Desembargador Matias Coltro.

Junte-se a nós! Os Encontros Imobiliários acontecem toda terça-feira às 19:30 aqui na Sede social do Sindicato - Rua Pamplona, 1200, 1º andar. Está longe? Acompanhe pela TV O Corretor. É só acessar pelo nosso portal: www.sciesp.org.br

terça-feira, 4 de outubro de 2011

SINDICATO COMPLETA 69 ANOS

 Por Rudson Mazzorana

  Dia 03 de outubro, o Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo fez aniversário. São quase 70 anos de tradição, sucesso, dedicação, trabalho e perseverança.

   A entidade, desde 1942, defende os interesses da categoria, valoriza a reputação dos profissionais, e oferece cursos e conferências, que aperfeiçoam técnicas e conhecimentos dos corretores de imóveis.

   Em 2012, São Paulo sediará o XXIV CONACI (Congresso Nacional de Corretores de Imóveis). O evento, considerado o maior e mais importante da categoria, será promovido pelo Sindicato e pela Fenaci (Federação Nacional dos Corretores de Imóveis). Mais notícias em breve. Aguarde.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Professor da EBRAE e da UNISCiesp fala sobre Computação em Nuvem

    Wellington Sendas é arquiteto e professor da Tecnologia da Informação. Em uma entrevista ao jornalista Rudson Mazzorana, o especialista fala sobre o novo sistema de informação conhecido como Cloud Computing, termo norte-americano, conhecido também como Computação em Nuvem. Imagens gravadas e editadas por Paulo Varasquim. Confira e comente!


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A importância da Mediação e Arbitragem para os negócios imobiliários

A advogada, árbitra e mediadora, Patrícia Batata, em uma entrevista para a TV O Corretor, falou sobre a importância da mediação e arbitragem para a resolução de conflitos referentes ao setor imobiliário. Clique, confira e comente!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Empresário Imobiliário dá dicas sobre “o primeiro atendimento até o fechamento do negócio”

     No dia 06 de setembro, a TV O Corretor entrevistou o Conselheiro do Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo, João Batista Bonadio.
     O empresário imobiliário falou sobre o perfil do corretor de imóveis, a tecnologia e a intermediação imobiliária e deu dicas para os profissionais da categoria referente ao primeiro atendimento até o fechamento do negócio. Confira e comente!



     Para assistir outras entrevistas, entre em nosso canal no Youtube e confira o novo formato da TV O Corretor. Agora, o seu Sindicato e o mercado imobiliário estão a um click de você!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

TV O Corretor: João Teodoro fala sobre o Corretor de Imóveis e a Avaliação Imobiliária

     O Encontro Imobiliário (30/08) contou com a presença do Presidente do COFECI, João Teodoro, que iniciou a sua careira como Corretor de Imóveis em 1972.

     Em entrevista concedida à TV O Corretor, o Presidente fala sobre a relação entre o Corretor de Imóveis e a Avaliação Imobiliária, revela fatores que levam o cliente a procurar um avaliador imobiliário, dá sua opinião sobre o mercado brasileiro em relação ao norte-americano e europeu, e ainda comenta sobre a legalização do exercício da profissão.


    
     E você? Está esperando o que para participar dos nossos Encontros Imobiliários? Eles acontecem todas as terças-feiras, às 19:30. Para se inscrever é fácil, basta ligar no (11) 3889-6299. Esperamos por você!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Sindicato realiza Campanha de Valorização Profissional

Por Rudson Mazzorana

O corretor de imóveis não é mais visto como profissional do futuro, e sim, do momento. É responsável pela intermediação dos negócios e tem a função de efetuá-la com sucesso e segurança. "É indispensável para que os interessados em um asessoria imobiliária obtenham sucesso nos negócios", comenta o Presidente  do Sindicato, Alexandre Tirelli.

Tendo como missão defender os profissionais do setor, o seu Sindicato realiza campanha com o intuito de fortalecer e valorizar, com qualidade e excelência, os profissionais habilitados da categoria. "Não há momento de crise para o corretor de imóveis. É sempre tempo de realizar bons negócios", comenta Tirelli.  

Então não perca tempo e retire brindes feitos especialmente para você no Sindicato. Fortaleça a sua categoria e nos ajude a defender os seus interesses. Juntos, conquistaremos cada vez mais espaço neste mercado que não para de crescer.  

Para participar desta corrente, adote esta ideia:
Corretor de Imóveis: Segurança de Bons Negócios 

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Inserção Cultural de Setembro: Holambra

Corretor de imóveis, junte-se a nós para mais uma visita especial a Holambra, maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina. Durante um dia inteiro na cidade das flores, percorreremos a Expoflora, o campo de flores e outros locais de beleza privilegiada. As vagas são limitadas, garanta a sua!


22/09/11 (Quinta-feira) 
Local de saída: Rua Pamplona, 1200, 1º andar - Jardim Paulista
Horário de saída: 8h00
Previsão de retorno: 20h00
Trage: Esporte
Inscrição gratuita solidária mediante doação de material de higiene ou limpeza. Todas as doações serão entregues à Casa dos Velhinhos de Ondina Lobo.

Inscrições: (11) 3889-5899 ramal 578

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Dr. Márcio Bueno fala sobre Alienação Fiduciária na TV O Corretor

     No dia 23 de agosto, o seu Sindicato recebeu a ilustre presença do especialista em Direito Imobiliário, Dr. Márcio Bueno, que realizou uma conferência sobre o tema “Compra e Venda com Alienação Fiduciária”, que faz parte do mundo imobiliário desde o final de 1997.

     A TV O Corretor, em seu formato mais moderno e dinâmico, registrou uma entrevista exclusiva com o especialista. Assista agora o vídeo e esclareça as suas dúvidas sobre Alienação Fiduciária, Reserva de Domínio, Hipoteca, e muito mais.

     Lembre-se: para conferir esta e outras entrevistas, acesse nosso canal no Youtube. Ah, e não deixe de participar de nossos Encontros Imobiliários. Eles acontecem todas as terças-feiras, às 19:30, na sede do Sindicato – localizado na R. Pamplona, 1200 – 1° andar. Inscreva-se já pelo (11) 3889-6299.

     TV O Corretor: o seu Sindicato e o Mercado Imobiliário a um clique de você!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

TV O Corretor: Eduardo Jorge fala sobre o meio ambiente e o mercado imobiliário

 Mais uma entrevista no ar! Confira o que o Secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, compartilhou conosco no Encontro Imobiliário de 16 de agosto. Sustentabilidade, revitalização, e desenvolvimento urbano. Confira uma entrevista com quem entende do assunto
A TV O Corretor está ainda mais dinâmica e moderna. Deixe-nos saber o que você está pensando! A sua opinião é muito importante para o seu Sindicato.

TV O Corretor: O mercado imobiliário a um click de você!




quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Alienação Fiduciária no Encontro Imobiliário

O Encontro Imobiliário que aconteceu dia 23/08 recebeu o conferencista e diretor executivo do Sindicato, Dr. Márcio Bueno, que ainda é advogado formado pela PUC-SP e Assessor Jurídico do COFECI.


Os corretores presentes ouviram uma excelente explanação sobre Compra e Venda com Alienação Fiduciária, assunto que gera dúvidas e confusões na hora de fechar um negócio. Ao final da palestra, os ouvintes puderam discutir o tema diretamente com o conferencista, em um bate-papo que ocorre ao final de todos os Encontros Imobiliários.

Junte-se a nós! Os Encontros Imobiliários acontecem toda terça-feira às 19:30 aqui na Sede social do Sindicato - Rua Pamplona, 1200, 1º andar. Está longe? Acompanhe pela TV O Corretor. É só acessar pelo nosso portal: www.sciesp.org.br

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Do Século XVII ao Templo das Flores

Por  Rudson Mazzorana


Paredes decoradas. Vitrais e mosaicos. Bronzes e medalhões. Este foi o cenário da Inserção Cultural que aconteceu no dia 18 de agosto (quinta-feira), às 12h, promovida pelo seu Sindicato. Corretores e seus dependentes passaram uma tarde especial no Teatro Municipal de São Paulo e Espaço Memória Votorantim, e conheceram de perto a arquitetura e os traços renascentistas barrocos do século XVII.

Próxima inserção – Paisagismo e jardinagem. Campo de flores e chuva de pétalas. É neste clima, que acontecerá no dia 22 de setembro (quinta-feira) a próxima inserção cultural. Os corretores de imóveis conhecerão a cidade de Holambra, município que responde por 40% do comércio brasileiro de flores e plantas ornamentais e 80% das exportações. Além disso, haverá um tour pelas plantações de flores e uma visita ao Expoflora, que tem como tema “Exposição de Arranjos Florais”. Os interessados deverão se inscrever pelo telefone (11) 3889-5899 – ramal 578, ou e-mail: agendacultural@sciesp.org.br.
Importante: As inserções incluem transporte e as inscrições são gratuitas, mediante a doação de materiais de higiene ou limpeza, que serão direcionados à Casa dos Velhinhos Ondina Lobo.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

TV O Corretor ganha novo formato

O Encontro Imobiliário de 09/08/2011 contou com a presença especial do conferencista Eduardo Machado, engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da USP. Este empreendedor de sucesso é executivo na área de incorporação de grandes empresas. Atualmente está na PDG, maior empresa do mercado imobiliário da América Latina. Com toda esta rica experiência, Eduardo compartilhou com os corretores de imóveis o case de sucesso Soul Madá - Vila Madalena, empreendimento de grande destaque no mercado imobiliário.

A TV O Corretor está ainda mais dinâmica e moderna. Confira agora mesmo a entrevista com o empreendedor Eduardo Machado e aprecie a matéria em seu novo formato! Não deixe de comentar. A sua opinião é muito importante para o seu Sindicato.

TV O Corretor: O mercado imobiliário a um click de você!







quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Corretor Cidadão: Faça o bem!

Amigo corretor de imóveis, você que frequenta os eventos do seu Sindicato já conhece o selo de responsabilçidade social Corretor Cidadão. Mensalmente uma entidade é escolhida para ser beneficiada com doações e apoio a campanhas.  Dessa vez estamos unindo esforços para coletar materiais e higiene e limpeza que serão destinados aos idosos moradores da tradicional Casa dos Velhinhos de Ondina Lobo.




   
 As doações devem ser entregues na sede social do Sindicato, localizada na R. Pamplona, 1200 – 2° andar, ou, se preferir, nas Agências Regionais do interior e litoral (confira a relação completa no www.sciesp.org.br). O material recolhido será devidamente encaminhado à instituição, que presta assistência e moradia aos idosos desprovidos de recursos. Faça a diferença! A Melhor Idade agradece.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Encontro Imobiliario: Soul Madá - Vila Madalena: Um Case de Sucesso


O Encontro Imobiliário da última terça-feira teve como palestrante Eduardo Machado, engenheiro civil formado pela Escola Politénica - USP; Executivo na área de incorporação de grandes empresas e Atualmente está na PDG, maior empresa do mercado imobiliário da América Latina. Com toda esta rica experiência, Eduardo compartilhou um case de sucesso com o público: o Soul Madá, um empreendimento de grande destaque no mercado. 

 Os Encontros Imobiliários acontecem todas as terças-feiras às 19h30 na sede do Sindicato. Para participar basta se inscrever ligando para (11) 3889-6299. Confira também nossa videoteca de entrevistas com os palestrantes dos últimos Encontros no nosso canal do Youtube!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Sindicato é informação

O Sindicato busca constantemente levar cultura e informação aos corretores de imóveis, por isso disponibiliza na sessão Imprensa do nosso site o Clipping Diário, um conjunto das mais relevantes notícias do mercado imobiliário cuidadosamente selecionadas .

Um profissional atualizado se destaca e transmite credibilidade aos seus clientes. É muito fácil se manter informado! Clique aqui e desfrute deste presente que nós do Sindicato oferecemos diariamente a você, corretor de imóveis. Saiba mais sobre outros benefícios que o Sindicato oferece acessando http://www.sciesp.org.br/.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Sindicato disponibiliza escritório para corretores

    O Sindicato está em constante busca de benefícios e comodidade para os corretores de imóveis. Foi com esse pensamento que criamos o Escritório do Corretor: salas com toda a infraestrutura necessária para que o profissional da intermediação imobiliária possa atender cada vez melhor o seu cliente. 
   Os escritórios contam com secretária, serviço de copa, computadores de última geração com acesso ilimitado à internet, impressoras, copiadoras, telefones e ainda disponibiliza orientação jurídica gratuíta. 
   Interessado? Entre em contato com a agência regional mais próxima e agende seu horário. Ficaremos felizes em recebê-lo! 
    Este é apenas um dos benefícios que temos a oferecer. Para saber mais, entre em contato pelos telefones (11) 3889-6299 para Capital e Grande São Paulo ou 0800 176817 para as demais localidades.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Corretor organizado, trabalho facilitado!

A profissão de corretor de imóveis está evoluindo a cada dia. O planejamento, a organização e a ética profissional são essenciais para o corretor e o profundo conhecimento profissional é a chave para o sucesso.


O corretor representa uma pequena empresa dentro de uma grande empresa. Assim como a empresa deve ser organizada, também o corretor deve planejar sua atividade. Se vende pouco é porque não é organizado; se organiza o seu trabalho, venderá o dobro. Como organizar o trabalho do corretor? Em primeiro lugar deve preparar um arquivo (fichário ou livro de anotações ou banco de dados em computador) onde registrará todos os atos realizados no exercício da profissão: relação de trabalhos, clientes, estatísticas de vendas (mensais e anuais), lista do início das atividades, trabalhos corretos, erros cometidos, entre outros. Este último item é importante, pois tem o objetivo de evitá-los!

Quanto aos clientes deve-se manter o histórico detalhado de cada um (para lembrar dele a qualquer momento). Abra uma ficha com nome, endereço, telefone e pormenores sobre o cliente, imóveis mostrados, bairros de preferência, etc. Datas em que saiu com o ele (da 1ª a última). Os motivos pelos quais o cliente quer comprar; para lembrar sempre do que ele precisa.

Estude cada caso. Cada cliente é um novo caso importante para o corretor. Ele merece e espera toda a atenção de quem vai lhe oferecer (vender) um imóvel. Examine diariamente os imóveis que entram à venda e compare-os com as anotações do cliente. Na hipótese de algum corresponder ao que o cliente deseja, marque uma saída com ele rapidamente. Fale desse imóvel, mas tenha já previsto mostrar dois ou três a ele. Planeje o que vai dizer por telefone ou pessoalmente na primeira vez ou nas demais vezes que vai sair com o cliente. Cumpra um programa de ação, do seu trabalho e atividades com período de horas pré-estabelecidas, assim não haverá desperdício de tempo.

O trabalho planejado previamente cansa menos, nos dá satisfação, alegria e aumenta as rendas. O trabalho contínuo deixa passar muita coisa importante despercebida. Pelo menos uma vez por semana, dedicar umas horas para por nossas atividades em ordem e também completar com uma boa leitura de bons livros, especialmente técnicas de vendas. Vender é muito fácil se o corretor pega o trabalho com firmeza e entusiasmo, afinal, essa profissão é exercida com a importante missão de concretizar o sonho da casa própria. Todavia, vender é muito difícil se o corretor é desorganizado e desanimado.

Não perca tempo no escritório ou em qualquer parte. Crie a venda, movimente seu cérebro e seu corpo, não fique filosofando e nem aceite ideias negativas ou sua venda não se realizará, pois os corretores precisam ter a determinação de fortalecer e promover a auto-sustentação da categoria.

Encare a profissão, aprimore seus conhecimentos. A Universidade Corporativa (UNISciesp), tem as ferramentas que você corretor precisa. Entenda melhor como as técnicas de vendas, a administração, o marketing e tantos outros recursos são a base para a sua carreira. Desembarace-se, organize-se e adquira confiança em si próprio. (Clóvis Cesar da Rocha, Presidente do Conselho Consultivo)