quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Demanda por imóveis não se concentra entre aqueles que querem fugir do aluguel

Por: Equipe InfoMoney
27/08/09
InfoMoney

SÃO PAULO - Quem quiser vender um imóvel terá de mudar o discurso "fuja do aluguel". Isso porque a grande demanda por moradia não é representada apenas por quem paga aluguel.
Segundo pesquisa da Agência Data Popular, com base no Pnad 2007, apenas 16,3% dos brasileiros pagam aluguel.
Esse número equivale a cerca de 8,8 milhões de domicílios residenciais alugados, sendo que 79% são casas e 19,9% apartamentos. Para se ter uma ideia da proporção, 40 milhões da moradias residenciais no país são próprias.
O levantamento constatou que o mercado potencial para habitação se encontra não apenas naqueles que querem sair do aluguel, mas também está naqueles que moram em casas de parentes ou em terrenos ou casas cedidas. Além disso, outros fatores ampliam cada vez mais o contingente que busca um imóvel.
Mutuários em potencial
O estudo constatou que o mercado potencial para moradia é composto por três perfis de consumidor: aqueles que englobam o déficit habitacional do país; aqueles que moram em moradias alugadas ou cedidas; e aqueles que compõem novas famílias.
Famílias com renda de até 3 salários mínimos concentram o déficit habitacional. Elas representam 90,3% das moradias que faltam no país. Por isso, essa parcela da população é mercado potencial para habitação.
No entanto, até o final de julho, dos projetos aprovados pela Caixa Econômica Federal para o programa "Minha Casa, Minha Vida", quase 35% foram destinados à essa faixa de renda.
Segundo o publicitário e sócio-diretor da Data Popular, Renato Meirelles, no entanto, a tendência é que as construtoras trabalhem cada vez mais para suprir a demanda da baixa renda.
Segundo o estudo da agência, as novas famílias formadas todo ano no país só engrossam a massa a ser atendida pelo mercado imobiliário. São cerca de 1,2 milhões de novas famílias formadas por ano.
Juntando-se a isso, hoje, existem cerca de 40 milhões de brasileiros entre 15 e 24 anos. A Data Popular supôs que caso 60% desse contingente se casasse ou saísse da casa dos pais, por exemplo, teríamos uma demanda de 36 milhões de pessoas em busca de uma moradia.

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