segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Alma do negócio no setor imobiliário

Responsável pelas vendas de imóveis, o corretor é uma figura essencial para que o cliente faça bom investimento
Algumas empresas do mercado imobiliário enfrentam problemas com corretores de imóveis. Isso porque contratam profissionais sem certificado. O fato é que esses profissionais, quando trabalham sem se desviar dos bons padrões éticos, tornam-se a alma do crescimento do setor imobiliário e transformam em realidade o sonho da casa própria cultivado por milhões de pessoas. O diretor presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), José Geraldo Tardin, alerta os consumidores e as empresas para que tomem cuidado ao procurar ajuda ou contratar um corretor de imóveis. “Quem quer um imóvel para comprar ou está disposto a vender passa pela insegurança na contratação de um bom corretor de imóvel”, afirma.
Os problemas mais comuns enfrentados pelas pessoas que contratam corretores sem as devidas qualificações são: recebimento da comissão antes de a venda ser efetivada, falta de empenho de alguns profissionais e contratos mal elaborados. “As cidades-satélites são as campeãs de problemas com corretores. Em Brasília não é muito comum isso acontecer”, conta Tardin.
Geraldo dá algumas dicas que evitam problemas com esses profissionais: exigir sempre que o corretor de imóveis apresente a carteira do Creci e ligar no Conselho para conferir a autenticidade do documento; exigir do corretor um contrato de prestação de serviços por escrito; o contratante não deve assinar o contrato sem ter lido; o corretor de imóvel só poderá receber sinal de compra caso esteja expressamente autorizado; o corretor não deve se recusar a apresentar todas as certidões solicitadas, bem como comprovantes de que não há contas pendentes do imóvel. “Esses são alguns aspectos que, se levados em consideração, evitará problemas futuros para o contratante”, conta.
As empresas imobiliárias e construtoras também devem tomar precações ao contratar o profissional da área. Antes de selecionar o corretor que fará parte da equipe, a Lopes Royal realiza uma série de testes. “O departamento de RH da empresa exige que o profissional tenha pelo menos experiência em vendas na área comercial, carro e celular. Se a pessoa possui tais itens, ela é selecionada para a próxima etapa”, explica Leonel Alves, diretor comercial da Lopes Royal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Parte da Equipe Sciesp, Comente!