quinta-feira, 30 de julho de 2009

Entrevista: Dra. Elaine Rodrigues


Palestra: “Operações Imobiliárias”
Data: 28 de julho de 2009


Sciesp - Qual a importância do conhecimento do corretor de imóveis em relação as suas responsabilidades e atribuições?
Dra. Elaine -
É tão relevante a necessidade do conhecimento técnico e de cada nuance do negócio imobiliário conduzido pelo Corretor, que chega ao ponto de ditar a viabilidade ou não da sua contratação, mediante a avaliação de riscos. Importante destacar, que dependendo da forma como se dá a contratação do corretor e quais responsabilidades ele assume perante seu cliente e vice versa, de acordo com o conhecimento técnico demonstrado no decorrer da intermediação, bons frutos daquele trabalho ele vai colher diante da demonstração a qualidade dos seus préstimos, oriunda do seu profissionalismo e conhecimentos técnicos.

Sciesp - Qual a importância da elaboração de um bom contrato de corretagem?
Dra. Elaine -
Essencial para fixar exatamente quais são as obrigações do corretor de imóveis frente ao seu cliente e vice versa. O que eu percebo no dia a dia, nas conversas com os corretores é que existe uma certa dificuldade em negociar esse contrato com seus clientes. Eu avalio esse problema como derivado da falta de informação, isso porque o contrato de corretagem é um contrato bilateral, ou seja, cria direitos e obrigações para ambas as partes contratantes, de forma que assegura, inclusive direitos do contratante. É sempre muito bom esclarecer para os nossos clientes que não se trata tão somente de um instrumento pelo qual o Corretor de imóveis quer vincular o cliente a ele, mas sim de um documento que garante tranquilidade para todos, notadamente quando da ocorrência de qualquer tipo de problema entre as partes.

Sciesp - Como a sra analisa a exclusividade na profissão do corretor de imóveis?
Dra. Elaine -
Avalio como uma conquista da categoria. Note-se que com o advento da L. 10.406/02 (Código Civil de 2002), o assunto inclusive foi tratado pontualmente pelo Legislador. Trata-se de um instrumento que facilita a atividade dos profissionais, que acabam ganhando mais espaço e podem trabalhar a intermediação contratada com muito mais qualidade, assegurando resultados deveras satisfatórios para seus clientes.

Sciesp - Quais os principais cuidados que o corretor deve tomar:
A) em relação à locação;
B) em relação à compra e venda
Dra. Elaine -
Em ambos os casos deve o Corretor de Imóveis se assegurar sobre a questão da propriedade do bem, ou seja, quem procura seus préstimos seja para venda ou mesmo para a locação deve comprovar ser o proprietário do referido bem. Em seguida faz-se de rigor observar atentamente a matrícula atualizada do bem para avaliar a existência de qualquer ônus ou gravame que possa causar problemas na intermediação imobiliária. Além desses cuidados básicos é sempre muito importante que o Corretor de Imóveis documente (de forma escrita) todos os acontecimentos relacionados aos casos que está responsável, bem como tenha por hábito a elaboração de contratos escritos.

Sciesp - Como a sra analisa a importância do corretor de imóveis estar sempre bem informado?
Dra. Elaine -
É fato que o número de profissionais nesse ramo vem crescendo muito a cada dia que passa. Assim sendo, é essencial para o sucesso nos negócios, que o corretor esteja sempre muito bem informado sobre todas as novidades do mercado, sejam elas com relação à legislação, produtos, oferta e demanda, novas linhas de financiamento, etc. Certamente o diferencial do Corretor de Imóveis com relação ao conhecimento do mercado pe o que vai lhe garantir excelentes empreitas nesse ramo.

Sciesp - Qual a importância da educação continuada na vida profissional do corretor de imóveis?
Dra. Elaine -
Dando seguimento as respostas já apresentadas, digo que a educação continuada é crucial para a garantia da manutenção do sucesso do Corretor de Imóveis no mercado, haja vista a velocidade com a qual são criadas novidades, acontecem alterações na legislação, na economia, etc.

Sciesp - "Corretor de Imóveis - Segurança de Bons Negócios", o que essa frase significa para você?
Dra. Elaine -
Significa a valorização crescente do profissional do ramo imobiliário perante a sociedade, além de possibilitar a divulgação da necessidade do profissional atuante no ramo se manter em condição de regularidade perante o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, seja dentre os próprios profissionais da área bem como diante de toda a sociedade, dificultando a atuação daqueles que não possuem a formação técnica necessária para atuar na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Parte da Equipe Sciesp, Comente!