quinta-feira, 19 de março de 2009

Mercado Imobiliário Volta a Atrair Compradores no Primeiro Trimestre

Por: Roberta de Matos Vilas Boas
19/03/09
InfoMoney

SÃO PAULO - O mercado imobiliário voltou a vender no primeiro trimestre do ano, segundo informou o Secovi-SP (Sindicato da Habitação). Entre as razões atribuídas para isso, estão as facilidades criadas pelo setor para incentivar as vendas, como prazos maiores, descontos de até 15% nos preços e menor valor de entrada.
Segundo o vice-presidente de Comercialização e Marketing da entidade, Elbio Fernández Mera, mesmo no último trimestre de 2008, quando a crise se intensificou, as pessoas não deixaram de visitar imóveis, porém, não efetuavam a compra, com medo do que poderia acontecer nos meses seguintes.
"Esses compradores queriam entender como ficaria a situação deles e da economia. Na medida que o tempo foi passado e essas pessoas foram analisando como a compra afetava o futuro, uns analisaram que a aquisição seria positiva", diz. Além disso, afirma Fernández, algumas pessoas também decidiram pela compra, por analisar o imóvel como uma forma segura de investir o dinheiro nesse momento de crise.
Procura por Imóveis
Apesar de não divulgar nenhum número, o vice-presidente da entidade afirma que o movimento de procura dos imóveis pelos consumidores esta voltando a crescer, mas não no mesmo ritmo apresentado no ano passado. "Evidentemente não voltamos ainda nem ao ritmo de 2007, mas trabalharemos no ritmo de 2006, com a certeza de que começaremos a superar a desaceleração no segundo semestre", afirma.
Para ele, a projeção do Secovi, de 52 mil novas unidades lançadas em 2009 na Grande São Paulo, será confirmada no fim do ano. "Sem dúvida, a projeção é abaixo do lançado em 2007 ou 2008, mas acima dos anos anteriores".
Fernández ressalta que o crédito para o setor tende a se normalizar e, embora a concessão de empréstimos tenha tido uma seletividade maior, a restrição não foi tão intensa quanto em outros setores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Parte da Equipe Sciesp, Comente!