terça-feira, 17 de março de 2009

Habitação: Preços no Varejo Aliviam Bolso do Consumidor em Fevereiro


Por: Flávia Furlan Nunes
17/03/09 - 10h04
InfoMoney

SÃO PAULO - Se o desemprego tem amedrontado os brasileiros, a inflação tem dado um alívio, principalmente em itens relacionados à moradia. Tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, essas despesas registraram queda de preços no segundo mês do ano.
De acordo com o Índice de Preços no Varejo, divulgado mensalmente pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), a atividade de materiais para construção passou de uma taxa de inflação de 0,39% em janeiro para uma queda de preços de 0,40% em fevereiro, primeira variação negativa desde junho de 2007.
"Com os desdobramentos da crise, as vendas da atividade passaram a descrever trajetória contrária, impactando diretamente nos preços dos artigos", afirmou a economista da entidade, Júlia Ximenes. De acordo com ela, a desoneração tributária para a construção civil pode reverter o quadro de estagnação nas vendas e realinhar os preços.
Rio de Janeiro
Na capital fluminense, por sua vez, dos sete grupos analisados no comércio varejista, três apresentaram recuo de preços. O destaque ficou com a Alimentação (-0,57%0), mas logo em seguida estão itens relacionadas à moradia, como os artigos de residência, que sofreram uma diminuição de preços na ordem de 0,55%, e a manutenção predial, com queda de 0,01%. Os dados são da Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro)
Por outro lado, quando analisado o acumulado do ano, um dos itens relacionados à moradia foi destaque de alta na cidade do Rio de Janeiro, pois apresentou aumento de preços: manutenção predial subiu 1,37%.
Metodologia
O Índice de Preços do Comércio Varejista - Amplo da cidade do Rio de Janeiro é um levantamento mensal de 39.720 preços, de 396 itens, em 720 pontos comerciais. A população-objetivo são as famílias com rendimentos de até 40 salários mensais.
Já no índice da cidade de São Paulo, os dados são coletados junto a cerca de 2 mil estabelecimentos comerciais, contemplando 21 segmentos varejistas e 450 subitens pesquisados. A pesquisa conta com uma amostra mensal de aproximadamente 105 mil tomadas de preços.

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