terça-feira, 18 de maio de 2010

Vai comprar imóvel na planta? Consultora dá dicas para se fazer bom negócio

Por: Evelin Ribeiro
18/05/10 - InfoMoney


SÃO PAULO – O pagamento à vista é a forma ideal para comprar um imóvel na planta, pois reduz significativamente as taxas e custos de financiamento bancário e tornam a aquisição mais vantajosa, segundo a consultora em saúde financeira e qualidade de vida Suyen Miranda.

Ela explica que o financiamento implica custos de avaliação do imóvel, taxas de documentação e outros elementos que geram despesas adicionais e estão validados, quando da aquisição pelo agente financeiro, seja banco ou mesmo a incorporadora.

“Pagar diretamente minimiza custos de juros, mas é preciso lembrar que a escritura e taxas governamentais terão de ser pagas quase imediatamente ao momento de compra do imóvel”, explica.

Planejamento
Suyen acredita que comprar um imóvel na planta é a melhor opção para quem não é disciplinado para poupar e prefere acompanhar a obra. “Há juros embutidos e custos, mas muita gente se sente confortável em ir pagando aos poucos durante a construção, coisa que dificilmente faria se tivesse de poupar mensalmente. Nesses casos, é uma opção, pois de outra forma não iria comprar”, acrescenta.

Como investimento, a consultora diz que normalmente a valorização do imóvel é menor que a da poupança mas, de qualquer forma, comprar um imóvel é sempre um bom negócio, pois é um ativo que expressa segurança e garantia em nosso sistema de valores e comportamento social.

Os riscos de a construtora atrasar a entrega ou mesmo de a obra não ser finalizada existe, mas hoje as empresas estão mais atentas às regras de defesa do consumidor.

Quando se trata de imóvel na planta, segundo Suyen, quanto maior o valor dado à vista, melhor, desde que seja algo planejado. “Imagine poupar mensalmente um montante por cinco anos para ao menos diminuir o prazo de financiamento e some aos recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Fica a dica: poupe hoje para comprar com segurança no futuro”, finaliza a consultora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Parte da Equipe Sciesp, Comente!