terça-feira, 18 de setembro de 2012

Tempo de conquistas e de celebração para os corretores de imóveis Aniversários são momentos felizes, na maioria das civilizações e culturas.

Os japoneses, por exemplo, ao completar 70 anos de vida, comemoram a longevidade dos idosos com festas especiais e usam acessórios vermelhos, cor que significa o retorno à infância. 

Os corretores de imóveis paulistas têm muito a celebrar em 2012. Além dos 50 anos da primeira lei que regulamentou a profissão em todo o País, nesse ano a categoria completa 70 anos da patente sindical – carta emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) –, que oficializou as atividades do Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo (Sciesp). 

Em 12 de maio de 2012, a lei definitiva que regulamenta a carreira e a oficialização do Sindicato pelo MTE foram lembradas em uma celebração na Catedral da Sé. Assim como a primeira instituição voltada para os intermediadores, a Associação Profissional dos Corretores de Imóveis (localizada à época na Rua São Bento, no Largo do Café, e que mais tarde se transformou no Sciesp),a Igreja fica próxima ao marco zero de São Paulo. 

No dia 27 de agosto deste ano, mais uma vez foram vivenciados os marcos da profissão, através da comemoração do Dia Nacional do Corretor de Imóveis, também na Sé, nos arredores do monumento que registra o início das marcações das vias públicas da capital paulista. Uma sessão solene, na mesma data, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, exaltou a importância desses profissionais para a cidade e os homenageou. 

O mês de setembro relembra momentos especiais para a classe, já que após 34 anos, o estado bandeirante sediará o XXIV Congresso Nacional de Corretores de Imóveis (Conaci), entre os dias 16 e 19, no Transamérica Expo Center. 

Conhecido por ser um evento em que os profissionais adquirem informação, fecham parcerias e conquistam novos horizontes, o maior fórum da categoria reunirá intermediadores de todo o Brasil. Esse encontro é realizado a mais de 50 anos, com o apoio da Federação Nacional de Corretores de Imóveis (Fenaci). 

Em sua última edição paulista, a nova lei que regulamenta o exercício da atividade e que exige que o interessado tenha uma formação de nível médio, foi aprovada, em 1978. O texto foi de autoria do educador e magnífico reitor da UNISciesp, Paulo Nathanael Pereira de Souza, e conquistou a devida aprovação graças ao patrono da profissão, o ex-ministro do Trabalho, Arnaldo Pietro, falecido em julho desse ano. 

Em nome de todos aqueles que fizeram e fazem parte de nossa história, convidamos nossos leitores para celebrarmos as conquistas dessa categoria, que é tão importante para o desenvolvimento da sociedade. E a todos àqueles que contribuíram para que nossa trajetória fosse marcada por tantos sucessos, deixamos aqui registrado o nosso muito obrigado.
Alexandre Tirelli, chanceler da UNISciesp e presidente do Sciesp. Foto: Calão Jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Parte da Equipe Sciesp, Comente!