sexta-feira, 26 de março de 2010

Índice de custo de construção tem alta de 0,45% em março, mostra FGV

Agência Estado
Fonte Sciesp: A Tribuna


O Índice Nacional de Custo da Construção - Mercado (INCC-M), que mede a inflação na construção civil, subiu 0,45% em março, informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O resultado ficou acima da inflação registrada em fevereiro, de 0,35%. O INCC-M acumula alta de 1,32% em 2010 e de 4,12% nos 12 meses encerrados em março.

Esta foi a terceira divulgação mensal isolada do indicador, que representa 10% do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M). Em janeiro, a FGV, que calcula os Índices Gerais de Preços (IGPs), anunciou que passaria a divulgar o desempenho do INCC-M isoladamente, antes do anúncio do IGP-M de cada mês. O IGP-M de março deve ser anunciado na próxima terça-feira.

Em seu informe, a FGV lembra que o INCC-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência, assim como o IGP-M. Ao detalhar o desempenho do índice em março, a FGV informou que os preços de materiais, equipamentos e serviços subiram 0,49% no terceiro mês do ano. Em fevereiro, a inflação deste segmento foi menos intensa, de 0,47%. Já os preços de mão de obra subiram 0,40% este mês, após registrarem alta de 0,22% em fevereiro.

Ao analisar a movimentação de preços entre os produtos, a FGV informou que as mais expressivas elevações de preço na construção civil foram apuradas em ajudante especializado (0,45%), vergalhões e arames de aço ao carbono (0,82%) e servente (0,38%). Já as mais expressivas quedas de preço foram apuradas em argamassa (baixa de 0,56%), madeira para telhados (recuo de 0,55%) e perna 3x3/estronca de 3ª (queda de 0,28%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Parte da Equipe Sciesp, Comente!