segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Artigo - Corretor de Imóveis Legal

 Corretor de Imóveis: O Bandeirante do Progresso; O Catalizador do Sonho da Casa Própria e a Profissão de Sucesso. Essas qualificações, há muitos anos dadas à nossa categoria profissional, muito nos envaidece, porém, para atingir esse desiderato muita luta foi desenvolvida ao longo de muitos anos.

Tudo começou com um seleto grupo de corretores de imóveis que, durante anos se reunia no Largo do Café, nº 14, no centro da Capital, onde se promoviam verdadeiros pregões, com troca de informações sobre o mercado imobiliário.

Tendo como presidente Nelson Mendes Carreira, em 3 de outubro de 1942, a categoria conquista sua carta Sindical, nascendo assim, nessa data, o Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo.

Desde os primeiros dias de sua criação, o Sindicato iniciou uma campanha visando a regulamentação oficial da profissão de corretor de imóveis, tendo à frente o saudoso patrono, Deputado Ulisses Guimarães, que culminou com a aprovação da Lei 4.116 de 27 de agosto de 1962.

Essa Lei, foi posteriormente revogada em virtude da falta de um curso técnico para sua formação.

Os corretores de imóveis, indômitos, iniciaram nova luta em busca de uma nova Lei, agora com a obrigatoriedade de um curso de Técnico em Transações Imobiliárias.

A vitória concretizou-se com a promulgação da Lei 6.530 de 12 de maio de 1.978, coincidindo com a realização do IX Congresso de Corretores de Imóveis que, nessa data, se realizava em São Paulo.

Em seguida veio a regulamentação através do Decreto 81.871/78, que instituiu as autarquias CRECI e COFECI que são os verdadeiros pilares de sustentação dos Profissionais da Intermediação Imobiliária.

O atual código civil dispõe expressamente sobre a figura do corretor, definindo-o nos artigos 722 a 729 (Lei 10.406/02).

O corretor deve cumprir a norma geral do artigo 726 do C.C. e trabalhar sempre, com contrato de exclusividade.

A falta de exclusividade, torna um campo fértil para a proliferação de pseudos corretores de imóveis.

O bom corretor deve ser versátil, agradável, comunicativo e inspirador de confiança e segurança, porém, sempre comedido. Deve, também, conhecer o produto que está vendendo, saber tirar as dúvidas e dar opiniões sensatas que satisfaçam ambas as partes.

A Ética Profissional é o verdadeiro marketing do corretor e o profundo conhecimento profissional é a chave do sucesso.

Nossa profissão é uma das mais promissoras no Brasil, por ter este país, um imenso potencial e com um crescimento demográfico vertiginoso, exigindo, portanto, cada vez mais, a construção de novas habitações. Atualmente o déficit de moradia é de cerca de oito milhões. Esperamos diminuir esse déficit nos próximos anos, principalmente com a construção de casas populares no programa Minha Casa - Minha Vida.

Atualmente os financiamentos imobiliários são abundantes e de longo prazo as facilidades de pagamentos. O mercado está aquecido e assim deve permanecer por um bom tempo.

O Brasil vai crescer muito nos próximos anos e nós fazemos parte desse desenvolvimento.

As oportunidades surgem para todos. Cabe a cada um de nós, saber aproveitar! Mãos à obra Corretores de Imóveis!

Caro colega, orgulhe-se de sua profissão, trabalhe com afinco e dedicação e o resultado será um só: “Sucesso” ( Odil de Sá, presidente emérito do Sciesp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Parte da Equipe Sciesp, Comente!