segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Prédios novos rumam para zona sul de São Paulo

EDUARDO CAMPOS LIMA
Colaboração para a Folha de S.Paulo



Onde estão os apartamentos novos em São Paulo? Para traçar esse mapa, a Folha inicia hoje uma série de cinco reportagens sobre as tendências do mercado, revelando os distritos campeões em lançamentos residenciais nas cinco zonas.

Os números foram levantados pela Geoimovel, empresa de pesquisa e análise do mercado imobiliário, e correspondem ao período de janeiro de 2006 a agosto de 2009.

A escolha por esse intervalo visa mostrar com mais fidelidade o comportamento dos incorporadores em médio prazo.

Isso porque esses anos foram bastante heterogêneos. Em 2006 houve 295 lançamentos; em 2007, período aquecido, 317. Já 2008 (203) e 2009 (106) foram anos em que muitos projetos foram congelados à sombra da crise econômica.

No topo da lista estão distritos consagrados (veja quadro), como Vila Mariana, Vila Andrade (ambos na zona sul) e Perdizes (zona oeste). Mas outros estão crescendo, como Vila Leopoldina (zona oeste) e Santo Amaro (zona sul).

A campeã de lançamentos é a zona sul, com 324 novos empreendimentos de 2006 a 2009 --em seguida vêm a oeste (240), a leste (199), a norte (107) e o centro (51). A região expande fronteiras em ritmo mais acelerado em bairros longe do centro, e a tendência é acentuar a verticalização, diz Cyro Naufel, diretor de atendimento da imobiliária Lopes.

Distrito campeão

A Vila Mariana foi o distrito que mais teve novos empreendimentos (48). A oferta de terrenos lá, porém, está caindo. "Novos empreendimentos já surgem no entorno da Chácara Klabin, puxando expansão de seu conceito", comenta Gonzalo Fernandez, vice-presidente da Fernandez Mera.

As regiões ao redor do rio Pinheiros terão o crescimento mais proeminente, segundo Naufel. Tanto que o distrito da Vila Andrade, entre o do Morumbi e o rio, é o vice-campeão em lançamentos (47).

"Desde 2003, já fizemos 14 empreendimentos no bairro. E ainda temos muito para lançar", conta Gil Vasconcelos, 40, superintendente de incorporação da Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário.



Fonte: Folha Online – 04/10/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Parte da Equipe Sciesp, Comente!