Muitos corretores de imóveis não gostam da administração de imóveis, mas podem ter certeza que é uma fatia do mercado imobiliário muito interessante e lucrativa.
Não tem o retorno financeiro de imediato, como uma venda, mas a longo prazo é um bom negócio.
Interessante por fazer grande amizade entre os proprietários dos imóveis administrados que no decorrer do tempo tornam-se amigos, compartilhando bons e maus momentos. E o mais gratificante, apresentando outras pessoas que se transformam em grandes clientes de administração e venda.
Lucrativo do ponto de vista de poder contar todos os meses com aquela receita; fazer planejamento dentro do seu próprio escritório; gerar empregos e garantia de estabilidade a seus colaboradores e em momento de crise no setor de venda; garantir o pagamento de todas as despesas dentro da sua imobiliária.
O que é preciso para ser um bom administrador?
- Honestidade ao receber o imóvel para administrar; ter consciência e obrigação de fazer sempre o melhor para o proprietário e ao receber o aluguel repassar imediatamente ao locador, tirando a sua porcentagem.
- Avaliação Correta dentro dos parâmetros de mercado, verificar o real estado do imóvel, aconselhar ao proprietário, que ao entregar o imóvel para locação, deve estar o mesmo em perfeito estado.
- Pesquisar o Locatário verificando a idoneidade do interessado e seu fiador, dando opção de apresentar outras garantias, sempre analisando quanto a rapidez na retomada do imóvel e pagamento do valor devido.
- Elaboração do Contrato com todas as garantias para locador e locatário.
- Informática – Ter dentro do seu escritório um sistema bem alinhado a TI (Tecnologia da Informação), permitindo armazenamento, o acesso e o uso da informação através dos recursos de computação.
- Orientação Jurídica – As leis mudam e é necessário, esclarecer e tirar dúvidas, sobre assuntos relacionados ao contrato de locação, quando solicitado, acima de tudo, manter-se sempre atualizado.
Estamos no mercado há 104 anos e administração de locação é a principal atividade atualmente, de nosso escritório, aconselho a todos que tenham imobiliária, a seguir nosso caminho. (Aida Maria Costa Marques, vice-presidente do Sciesp e curadora do Museu da Intermediação Imobiliária)