segunda-feira, 6 de junho de 2011

País deve focar financiamento imobiliário

     São Paulo - O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, afirmou que, além de maior investimento em infraestrutura, "é importante que o mercado de crédito avance no setor imobiliário". Durante evento no Congresso Brasileiro do Aço, ele destacou que, apesar de o mercado de capitais ter registrado incremento nos últimos anos, esse processo "não foi homogêneo".

     "O segmento de renda fixa privada ocupa papel menor do que o seu potencial. O mercado de crédito e de renda fixa privado pode atuar de forma complementar no esforço de ampliação de investimentos", comentou. "Cabe ao mercado de capitais viabilizar os colchões de recursos para que sejam absorvidos em investimentos de infraestrutura."

     Tombini lembrou que instrumentos como os certificados de recebíveis imobiliários (CRI) e a alienação fiduciária contribuíram para ampliar o mercado habitacional nos últimos anos. Ele observou que as letras financeiras também têm exercido papel importante e já chegam a um volume total próximo de R$ 90 bilhões.

     Ele afirmou que o Brasil tem ótimas perspectivas de expansão nos próximos anos, mas seria necessária a superação de desafios. Ele citou três. Um deles é a ampliação do nível educacional da população brasileira. "Queremos crescer de forma sustentável, a taxas mais altas. Não podemos nos acomodar."

Fonte: http://www.dci.com.br/Pais-deve-focar-financiamento-imobiliario-13-376391.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Parte da Equipe Sciesp, Comente!