Documento dá segurança ao comprador e ao banco
Durante a semana passada, muita gente deve ter se perguntando porque a avaliação de engenharia é tão importante na hora de fechar um financiamento imobiliário. Com a briga da Caixa Econômica Federal com o Ministério Público por causa da contratação de terceirizados, esse assunto nunca esteve não destacado. Mas, na prática, para que serve uma avaliação de engenharia?
Segundo as construtoras e imobiliárias, para muita coisa. Nenhum financiamento, seja ele de um banco público ou privado, é emitido sem essa avaliação. O próprio superintendente regional da Caixa, Pedro Santiago, já falou sobre a essencialidade do procedimento. A avaliação serve de garantia tanto para a instituição bancária quanto para quem for comprar um imóvel.
Os bancos fazem a avaliação para definir o valor do imóvel. Geralmente, o resultado obtido é menor do que o preço de mercado do bem. O ruim para o mutuário é que o valor levado em conta na hora do financiamento é o da avaliação. Muitas vezes, o financiamento chega a apenas 80% do valor da avaliação e o consumidor é obrigado a tirar o restante do seu bolso. Mas no caso dos imóveis do Minha casa, minha vida, informa o corretor Sérgio Miranda, o valor do financiamento é de 100% do imóvel.
“O banco tem que ter uma margem de segurança no caso do mutuário não pagar o financiamento. Daí o banco toma o bem e o vende em um leilão. É tudo feito para que a instituição bancária não tenha prejuízo”, explica um dos diretores da Hábil Engenharia, Fernando Cabral.
Para o comprador do imóvel, a avaliação também é essencial. Ela garante que o apartamento ou casa que vai ser adquirido está em perfeito estado para ser habitado. “O cliente pode ficar seguro de que o imóvel que ele está comprando tem uma boa estrutura física”, informa o corretor Eduardo Feitosa.
Fonte: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/imoveis/noticia/2011/06/09/para-que-serve-a-avaliacao-de-engenharia-do-imovel-6865.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça Parte da Equipe Sciesp, Comente!