terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

ACSP: consumidor está mais à vontade para comprar casa e carro

Por: Equipe InfoMoney
09/02/10

SÃO PAULO - Em janeiro, de acordo com o INC ( Índice Nacional de Confiança) da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), divulgado na segunda-feira (8), os consumidores demonstram se sentir mais à vontade para comprar um carro ou uma casa.
A tendência foi observada após a média dos que sentem pouco e muito mais à vontade ter avançado um ponto, para 41 pontos, de dezembro para janeiro, compensando o aumento dos que se dizem um pouco e muito menos à vontade, de 30 para 31 pontos, no mesmo período.
Compras menores
Ainda segundo o estudo, o INC dos consumidores que se mostraram um pouco e muito menos à vontade para realizar compras menores, como a de um fogão ou uma geladeira, em janeiro, avançou um ponto, atingindo 32 pontos.
Já a média dos brasileiros que afirmaram se sentir um pouco e muito mais à vontade para comprar esse tipo de produto agora do que há seis meses caiu de 44 para 43 pontos.
Região e classe social
Ao considerar as compras maiores, como as de um carro ou casa, a pesquisa aponta que a classe social que se mostrou mais à vontade foi a AB, com 48% das respostas, contra 36% da C e 22% da DE. A região Sul apresentou 45% da população declarando estar um pouco ou muito mais à vontade com as compras maiores. Sudeste e Norte/Centro-Oeste ficaram, respectivamente, com 38% e 26% cada. Na região Nordeste, o índice foi de 21%.
No caso dos itens para a casa, como fogão e geladeira, a maior disposição veio novamente da classe AB, que apresentou índice de 58%. Na C, o apurado foi de 49%, e na DE, de 31%. Por região, o Sudeste apresentou o maior percentual de pessoas um pouco e muito mais à vontade para realizar este tipo de aquisição, de 48%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Parte da Equipe Sciesp, Comente!