segunda-feira, 4 de junho de 2012

Magno reitor da UNISciesp brilha em seminário em defesa da Língua Portuguesa

Promovido pela Academia Brasileira de Letras, evento reuniu os maiores nomes da Linguística e literatura nacional em São Paulo

Nesta sexta-feira, 1 de junho, o magno reitor da UNISciesp e presidente do Conselho Administrativo do CIEE Paulo Nathanael Pereira de Souza participou com louvor do “Seminário em Defesa da Língua Portuguesa”, sendo essa a segunda etapa do fórum de discussão promovido pela Academia Brasileira de Letras (ABL), na sede da Academia Paulista de Letras (APL) , em São Paulo.  A primeira discussão sobre o tema aconteceu em 23 de maio, na sede da ABL, no Rio de Janeiro.




Mesa debatedora durante o evento da APL na capital paulista

Como ocupante da cadeira 12 da APL, o magno reitor da UNISciesp foi o orador oficial da casa, realizando o discurso de abertura com foco no desconhecimento dos jovens em relação à norma culta da Língua Portuguesa, seja na escrita ou na fala.  Além do professor Paulo Nathanael, que apresentou os participantes do seminário, a mesa foi composta por Arnaldo Niskier, Fábio Lucas, Anna Maria Martins, Cícero Sandroni, Dominício Proença e Dad Squarisi.


A fala dos debatedores foi unânime: é preciso um movimento da imprensa e da sociedade em geral a favor do ensino correto da Língua Portuguesa aos jovens, que por sua vez, apresentam dificuldades ao absorver o conhecimento de diversas áreas do saber por não dominar e compreender  a norma culta. Segundo eles, o idioma de Camões está sofrendo um processo de estrangeirismo devido ao uso indiscriminado da internet pelos jovens, fato esse que promove a mutilação da língua escrita e falada, já que o hábito da leitura – praticada em livros – foi deixado de lado pelos mais novos.


 Equipe do Sciesp acompanhando o professor Paulo Nathanael após o seminário


De acordo com o Magno Reitor da UNISciesp, esse “populismo” tem sido a tragédia da educação brasileira. “Está havendo uma grande confusão sobre o certo e o errado da língua. As novas gerações precisam se apropriar da cultura letrada. A norma culta promove a ascensão do ser humano para o mundo e lhes abre portas”, afirma.


Entre as personalidades que estiveram presentes também no evento o presidente do Sindicato Alexandre Tirelli  e funcionários do Sciesp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Parte da Equipe Sciesp, Comente!