terça-feira, 8 de dezembro de 2009

ACSP: consumidor ainda está menos à vontade para comprar casa e carro

Por Equipe InfoMoney
08/12/2009

SÃO PAULO - Em novembro, de acordo com o INC ACSP (Associação Comercial de São Paulo) na última segunda-feira (7), os consumidores ainda demonstram se sentir menos à vontade para comprar um carro ou uma casa.
A tendência foi observada apesar de a média dos que sentem pouco e muito menos à vontade ter recuado um ponto, para 29 pontos, de outubro para novembro. Em contrapartida, a média dos que se dizem um pouco e muito mais à vontade também caiu, de 41 para 39 pontos, no mesmo período.
Compras menores
Ainda segundo o estudo, o INC dos consumidores que se mostraram um pouco e muito menos à vontade para realizar compras menores, como a de um fogão ou uma geladeira, em novembro, caiu três pontos, atingindo 28 pontos.
Já a média dos brasileiros que afirmaram se sentir um pouco e muito mais à vontade para comprar esse tipo de produto agora do que há seis meses manteve os 43 pontos conquistados em outubro.
Região e classe social
Ao considerar as compras maiores, como as de um carro ou casa, a pesquisa aponta que a classe social que se mostrou mais à vontade foi a C, com 38% das respostas, contra 37% da AB e 17% da DE. A região Sul apresentou 41% da população declarando estar muito mais à vontade com as compras maiores. Sudeste e Norte/Centro-Oeste ficaram, respectivamente, com 35% e 30% cada. Na região Nordeste, o índice foi de 16%.
No caso dos itens para a casa, como fogão e geladeira, a maior disposição veio novamente da classe C, que apresentou índice de 55%. Na AB, o apurado foi de 50%, e na DE, de 34%. Por região, o Sul apresentou o maior percentual de pessoas um pouco e muito mais à vontade para realizar este tipo de aquisição, de 57%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Parte da Equipe Sciesp, Comente!