A profissão de corretor de imóveis está evoluindo a cada dia. O planejamento, a organização e a ética profissional são essenciais para o corretor e o profundo conhecimento profissional é a chave para o sucesso.
O corretor representa uma pequena empresa dentro de uma grande empresa. Assim como a empresa deve ser organizada, também o corretor deve planejar sua atividade. Se vende pouco é porque não é organizado; se organiza o seu trabalho, venderá o dobro. Como organizar o trabalho do corretor? Em primeiro lugar deve preparar um arquivo (fichário ou livro de anotações ou banco de dados em computador) onde registrará todos os atos realizados no exercício da profissão: relação de trabalhos, clientes, estatísticas de vendas (mensais e anuais), lista do início das atividades, trabalhos corretos, erros cometidos, entre outros. Este último item é importante, pois tem o objetivo de evitá-los!
Quanto aos clientes deve-se manter o histórico detalhado de cada um (para lembrar dele a qualquer momento). Abra uma ficha com nome, endereço, telefone e pormenores sobre o cliente, imóveis mostrados, bairros de preferência, etc. Datas em que saiu com o ele (da 1ª a última). Os motivos pelos quais o cliente quer comprar; para lembrar sempre do que ele precisa.
Estude cada caso. Cada cliente é um novo caso importante para o corretor. Ele merece e espera toda a atenção de quem vai lhe oferecer (vender) um imóvel. Examine diariamente os imóveis que entram à venda e compare-os com as anotações do cliente. Na hipótese de algum corresponder ao que o cliente deseja, marque uma saída com ele rapidamente. Fale desse imóvel, mas tenha já previsto mostrar dois ou três a ele. Planeje o que vai dizer por telefone ou pessoalmente na primeira vez ou nas demais vezes que vai sair com o cliente. Cumpra um programa de ação, do seu trabalho e atividades com período de horas pré-estabelecidas, assim não haverá desperdício de tempo.
O trabalho planejado previamente cansa menos, nos dá satisfação, alegria e aumenta as rendas. O trabalho contínuo deixa passar muita coisa importante despercebida. Pelo menos uma vez por semana, dedicar umas horas para por nossas atividades em ordem e também completar com uma boa leitura de bons livros, especialmente técnicas de vendas. Vender é muito fácil se o corretor pega o trabalho com firmeza e entusiasmo, afinal, essa profissão é exercida com a importante missão de concretizar o sonho da casa própria. Todavia, vender é muito difícil se o corretor é desorganizado e desanimado.
Não perca tempo no escritório ou em qualquer parte. Crie a venda, movimente seu cérebro e seu corpo, não fique filosofando e nem aceite ideias negativas ou sua venda não se realizará, pois os corretores precisam ter a determinação de fortalecer e promover a auto-sustentação da categoria.
Encare a profissão, aprimore seus conhecimentos. A Universidade Corporativa (UNISciesp), tem as ferramentas que você corretor precisa. Entenda melhor como as técnicas de vendas, a administração, o marketing e tantos outros recursos são a base para a sua carreira. Desembarace-se, organize-se e adquira confiança em si próprio. (Clóvis Cesar da Rocha, Presidente do Conselho Consultivo)